As ilustrações do período de escravidão no Brasil, nos livros didáticos de História do Ensino Médio: uma proposta de leitura de imagens

Paulo Augusto Tamanini, Ana Meyre de Morais

Resumo


Este artigo objetiva analisar as ilustrações do período da escravidão negra contidas nos livros didáticos de História, cujos conteúdos reportam a algumas formas de violência, sob a perspectiva da História das Imagens. Para tanto, utiliza como fonte e referência os livros História, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior, 2º ano, publicado em 2013 pela editora FTD, e o História: passado e presente, de Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi, 2º ano, uma publicação feita em 2016, lançados pela editora Ática. O trabalho problematiza e sugere a utilização das imagens de forma a aguçar o olhar crítico dos alunos. O corpo teórico metodológico fundamenta-se em Lucia Santella (2012) e Circe Bittencourt (2009) referente à análise das imagens. A partir dessa abordagem, questiona-se até que ponto as imagens de violência contidas nos livros didáticos de História são eficazes na produção do conhecimento histórico crítico, reflexivo e questionador acerca dos conteúdos instituídos, prontos, acabados.

Palavras-chave


Imagens de violência. Livro didático. História

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Referências


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