As ilustrações do período de escravidão no Brasil, nos livros didáticos de História do Ensino Médio: uma proposta de leitura de imagens
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p38-49Keywords:
Imagens de violência. Livro didático. HistóriaAbstract
Este artigo objetiva analisar as ilustrações do período da escravidão negra contidas nos livros didáticos de História, cujos conteúdos reportam a algumas formas de violência, sob a perspectiva da História das Imagens. Para tanto, utiliza como fonte e referência os livros História, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior, 2º ano, publicado em 2013 pela editora FTD, e o História: passado e presente, de Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi, 2º ano, uma publicação feita em 2016, lançados pela editora Ática. O trabalho problematiza e sugere a utilização das imagens de forma a aguçar o olhar crítico dos alunos. O corpo teórico metodológico fundamenta-se em Lucia Santella (2012) e Circe Bittencourt (2009) referente à análise das imagens. A partir dessa abordagem, questiona-se até que ponto as imagens de violência contidas nos livros didáticos de História são eficazes na produção do conhecimento histórico crítico, reflexivo e questionador acerca dos conteúdos instituídos, prontos, acabados.Downloads
References
AZEVEDO, Gislane. SERIACOPI, Reinaldo. História: passado e presente. 2º ano. 1ª. ed. São Paulo: Ática, 2016.
BTTENCOURT. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BOEHM, Gottfried. Aquilo que se mostra. Sobre a diferença icônica. In: Pensar a imagem. Emmanuel Alloa (Org.) 1ª. ed., 2ª. reimp. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2017.
BOULOS Júnior, Alfredo. História sociedade & cidadania. 2 º ano. 1ª. ed. São Paulo: FTD, 2013.
LIMA, Valéria. Uma viagem com Debret. Rio de Janeiro. Ed., 2004.
PINSKY, Jaime. Escravidão no Brasil.13ª. ed. São Paulo: Contexto, 1994. (Repensando a história).
RAMBELLI, Gilson. Tráfico e navios negreiros: contribuição da Arqueologia Náutica e Subaquática. Revista: Navigator. V. 2, Nº. 4, 2006.
SANTELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
TAMANINI, Paulo Augusto. Os ícones e seus signos: a aplicabilidade das imagens nas pesquisas e estudo da história do império bizantino. História: Questões & Debates, [S.l.], v. 65, n. 1, p. 337-358, jul. 2017. ISSN 2447-8261. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/46370. Acesso em: 21 mar. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).