Conscientização ambiental em construtos digitais de aprendizagem: a experiência do jogo “Guardiões das Águas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p593-614

Palavras-chave:

Jogos digitais, Saneamento ambiental, Educação.

Resumo

Este trabalho apresenta um jogo multiplataformas (Tablets e Kinect), chamado “Guardiões das Águas. O jogo define-se como um Construto Digital de Aprendizagem (CDA) e tem o objetivo de promover a conscientização acerca do saneamento ambiental. Como metodologia, utilizou-se um modelo cíclico de desenvolvimento de softwares voltado para jogos, composto por cinco etapas: Inspiração, Conceito, Design, Desenvolvimento e Avaliação/Testagem. Após um período de 16 meses, foi oportunizada uma versão inicial do produto. Para validação deste CDA, foram aplicados testes com alunos de escolas públicas, de idades entre 8 e 12 anos. A resposta dos participantes ao CDA foi positiva pois o jogo possibilitou a identificação e reflexão acerca da temática proposta.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo Santos, Universidade Feevale

Graduando em Letras - Português & Inglês pela Universidade Feevale; Bolsista PIBIT/CNPQ pela Universidade Feevale.

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Feevale.

João Batista Mossmann, Universidade Feevale

Doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Professor nos cursos de Ciência da Computação e no Mestrado de Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Bernardo Benites Cerqueira, Universidade Feevale

Graduanda em Jogos Digitais pela Universidade Feevale.

Yasmin dos Santos Etges, Universidade Feevale

Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale

Referências

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

SANTOS, Paulo Ricardo; BARBOSA, Débora Nice Ferrari; MOSSMANN, João Batista; CERQUEIRA, Bernardo Benites; ETGES, Yasmin dos Santos. Conscientização ambiental em construtos digitais de aprendizagem: a experiência do jogo “Guardiões das Águas”. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 593–614, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p593-614. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8817. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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