Estimulação neuropsicológica com jogos digitais: intervenção em grupo com crianças e adolescentes com rebaixamento cognitivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p477-498

Palavras-chave:

Estimulação neuropsicológica, games, aprendizagem, funções executivas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a efetividade de um programa de estimulação neuropsicológica em grupo, por meio do uso de games, com crianças e adolescents com rebaixamento cognitive. Foi elaborado um plano terapêutico para estímulo das funções executivas e selecionados 6 games. Participaram do estudo três sujeitos com atendidos numa clínica escola de Psicologia. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de modalidade quase-experimental, com alocação não randomizada dos participantes. Verificou-se que todos os participantes obtiveram ganhos cognitivos com a estimulação através dos games, havendo variação na necessidade de mediação entre os participantes. Desta forma, verificou-se que o uso de games para estimulação cognitiva é uma importante ferramenta na intervenção neuropsicológica, especialmente para o desenvolvimento das funções executivas.

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Biografia do Autor

Elizabeth Braga Dias, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (2019), com ênfase em processos clínicos e de saúde. Idealizadora do projeto de estimulação neuropsicológica através do uso de games, em grupo, com crianças e adolescentes com rebaixamento cognitivo.  Possui experiência com avaliação psicológica individual e coletiva. Vivências com avaliação e intervenção neuropsicológica. Atualmente é psicóloga extensionista no Serviço de Psicologia da UNEB, atuando na modalidade de plantão psicológico.

Ana Maria Amorim Assis de Melo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com ênfase em processos clínicos e de saúde. Tem experiência em Avaliação Neuropsicológica e habilitação cognitiva. Atua em Psicologia Clínica. Estuda a interação entre o ser humano e o ambiente, a partir do referencial da Psicologia Ambiental. É aluna especial no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Camila Barreto Bonfim, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa, tendo realizado Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, área de concentração em Epidemiologia, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Tem experiência em Neuropsicologia, Educação e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, transtornos específicos de aprendizagem, processos psicológicos básicos, psiconeuroimunologia, reabilitação cognitiva, desenvolvimento cognitivo, epidemiologia, violência doméstica contra a criança, desenvolvimento de softwares educativos, envelhecimento, estresse e cognição. É professora do Centro Universitário Ruy Barbosa Wyden (Uniruy) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua também como pesquisadora do Laboratório de Inovação em Saúde e Educação da UNEB, do Laboratório de Investigação, Monitoramento e Proposição de cuidados em doenças crônicas não transmissíveis e relacionadas ao trabalho da UNEB e do Grupo de Estudos Multirreferenciais do Cuidado (GECUID/ UNEB). 

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

DIAS, Elizabeth Braga; AMORIM ASSIS DE MELO, Ana Maria; BONFIM, Camila Barreto. Estimulação neuropsicológica com jogos digitais: intervenção em grupo com crianças e adolescentes com rebaixamento cognitivo. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 477–498, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p477-498. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8832. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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