Estimulação neuropsicológica com jogos digitais: intervenção em grupo com crianças e adolescentes com rebaixamento cognitivo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p477-498Palabras clave:
Estimulação neuropsicológica, games, aprendizagem, funções executivas.Resumen
O objetivo deste trabalho foi analisar a efetividade de um programa de estimulação neuropsicológica em grupo, por meio do uso de games, com crianças e adolescents com rebaixamento cognitive. Foi elaborado um plano terapêutico para estímulo das funções executivas e selecionados 6 games. Participaram do estudo três sujeitos com atendidos numa clínica escola de Psicologia. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de modalidade quase-experimental, com alocação não randomizada dos participantes. Verificou-se que todos os participantes obtiveram ganhos cognitivos com a estimulação através dos games, havendo variação na necessidade de mediação entre os participantes. Desta forma, verificou-se que o uso de games para estimulação cognitiva é uma importante ferramenta na intervenção neuropsicológica, especialmente para o desenvolvimento das funções executivas.
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