As potencialidades do brincar para o desenvolvimento das funções executivas na Primeira Infância
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p158-177Palavras-chave:
Funções executivas. Brincar. Primeira Infância. Educação Infantil.Resumo
O presente estudo, de natureza teórica e qualitativa, foi conduzido através de uma revisão de literatura em autores das áreas de Neurociências e Educação, objetivando apresentar fundamentos sobre as potencialidades do brincar para o desenvolvimento das funções executivas na Primeira Infância, bem como analisar o brincar enquanto direito de aprendizagem proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (EI). Os resultados indicam que experiências e estimulações ofertadas através do brincar podem fomentar o processo de amadurecimento de funções executivas de forma lúdica na EI. Portanto, o brincar, enquanto ferramenta pedagógica pode promover diversificadas oportunidades de desenvolvimento neurobiológico infantil nos campos de experiência propostos pela BNCC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).