As potencialidades do brincar para o desenvolvimento das funções executivas na Primeira Infância
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p158-177Keywords:
Funções executivas. Brincar. Primeira Infância. Educação Infantil.Abstract
O presente estudo, de natureza teórica e qualitativa, foi conduzido através de uma revisão de literatura em autores das áreas de Neurociências e Educação, objetivando apresentar fundamentos sobre as potencialidades do brincar para o desenvolvimento das funções executivas na Primeira Infância, bem como analisar o brincar enquanto direito de aprendizagem proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (EI). Os resultados indicam que experiências e estimulações ofertadas através do brincar podem fomentar o processo de amadurecimento de funções executivas de forma lúdica na EI. Portanto, o brincar, enquanto ferramenta pedagógica pode promover diversificadas oportunidades de desenvolvimento neurobiológico infantil nos campos de experiência propostos pela BNCC.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).