Robótica on-the-fly: aprendendo e ensinando

Marco Antônio Sandini Trentin, Larissa Brandão Pasinato, Johannes dos Reis, Maria Eduarda Bondezan Barandas, Eduarda Cristina Pissolatto

Resumo


A robótica tem demonstrado ser um recurso propício à aprendizagem de programação no âmbito escolar. Além de uma excelente opção extraclasse, a possibilidade de ser trabalhada com outras matérias é grande, auxiliando na sua compreensão e aprofundamento. Esta pesquisa avaliou a apropriação da robótica educativa por um professor, sem conhecimento prévio na área, enquanto o mesmo ensinava-a a seus alunos. Constatou-se que a robótica auxiliou tanto o professor quanto os seus alunos, onde ambos conseguiram se apropriar rapidamente de conceitos básicos como o raciocínio lógico necessário para a programação e a montagem de circuitos elétricos solicitados nas atividades.


Palavras-chave


Robótica Educacional; Programação; Tecnologia na Educação.

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DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p805-817

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