Robótica on-the-fly: aprendendo e ensinando

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p805-817

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Programação, Tecnologia na Educação.

Resumo

A robótica tem demonstrado ser um recurso propício à aprendizagem de programação no âmbito escolar. Além de uma excelente opção extraclasse, a possibilidade de ser trabalhada com outras matérias é grande, auxiliando na sua compreensão e aprofundamento. Esta pesquisa avaliou a apropriação da robótica educativa por um professor, sem conhecimento prévio na área, enquanto o mesmo ensinava-a a seus alunos. Constatou-se que a robótica auxiliou tanto o professor quanto os seus alunos, onde ambos conseguiram se apropriar rapidamente de conceitos básicos como o raciocínio lógico necessário para a programação e a montagem de circuitos elétricos solicitados nas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Sandini Trentin, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Dr. em Informática em Educação-UFRGS, professor dos programas de pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática e de Computação aplicada da Universidade de Passo Fundo-UPF

Larissa Brandão Pasinato, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduanda em Engenharia Elétrica e bolsista de iniciação científica 
Pibic da Universidade de Passo Fundo-UPF

Johannes dos Reis, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduando em Engenharia Elétrica da Universidade de Passo Fundo-UPF e bolsista de iniciação científica tecnológica e inovação – PROBIC/Fapergs,

Maria Eduarda Bondezan Barandas, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduanda em Engenharia Elétrica e bolsista de extensão Paidex/UPF da Universidade de Passo Fundo-UPF

Eduarda Cristina Pissolatto, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduanda em Engenharia Elétrica e bolsista de extensão Paidex/UPF da Universidade de Passo Fundo-UPF

Referências

BATISTA, Esteic Janaina Santos et al. Utilizando o Scratch como ferramenta de apoio para desenvolver o raciocínio lógico das crianças do ensino básico de uma forma multidisciplinar. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 350. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5049. Acesso em: 21 mai. 2019.

CODE.ORG. Disponível em: https://code.org/international/about.Acesso em: mai. 2019.

COELHO, Cristiano Farias; RASMA, Eline Tourinho; MORALES, Gudelia. Engenharia Social: uma ameaça à sociedade da informação. Exatas & Engenharias, v. 3, n. 05, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, n. 8, p. 58-71, 1998.

LESSA, V. et al. Programação de Computadores e Robótica Educativa na Escola: tendências evidenciadas nas produções do Workshop de Informática na Escola. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 92. Disponível em: em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4998/3408. Acesso em: 23mai. 2019.

MARCON, Telmo; DOURADO, Ivan Penteado. Paulo Freire um clássico da educação: contribuições epistêmicas, políticas e pedagógicas. Reflexão e Ação, v. 25, n. 2, p. 84-100, 2017.

SANT'ANNA, Hugo Cristo; NEVES, Vinicius Bispo. Scratch Day UFES: oficina itinerante de introdução a programação para professores. IV Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, Recife–PE, 2012. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2012/Hugosant'Anna&ViniciusNeves-Scratchday.pdf. Acesso em: 21 mai. 2019.

SCRATCH. Disponível em: https://scratch.mit.edu/about/. Acesso em: mai. 2019.

SILVA, Alzira Ferreira da. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. 2009. 127 f. 2009. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Engenharia Computacional) –Pós-graduação em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

SOHN, W. Design and evaluation of computer programming education strategy using arduino. Advanced Science and Technology Letters, v. 66, n. 1, p. 73-77, 2014. Disponível em: http://modul.repo.mercubuana-yogya.ac.id/modul/files/openjournal/JournalOfEngineering/18_51.pdf. Acesso em: 18 mai. 2019.

TINKERCAD. Disponível em: https://www.tinkercad.com. Acesso em: mai. 2019.

TRENTIN, Marco AS; PÉREZ, Carlos Ariel Samudio; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. A robótica livre no auxílio da aprendizagem do movimento retilíneo. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2013. p. 51.Disponívelem:http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2612/2267. Acessoem: 22 mai. 2019.

WING, Jeannette M. Computationalthinking. Communications ofthe ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/29944. Acesso em: 22 mai. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-22

Como Citar

TRENTIN, Marco Antônio Sandini; BRANDÃO PASINATO, Larissa; DOS REIS, Johannes; BONDEZAN BARANDAS, Maria Eduarda; PISSOLATTO, Eduarda Cristina. Robótica on-the-fly: aprendendo e ensinando. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 805–817, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p805-817. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8962. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.