Robótica on-the-fly: aprendendo e ensinando

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p805-817

Parole chiave:

Robótica Educacional, Programação, Tecnologia na Educação.

Abstract

A robótica tem demonstrado ser um recurso propício à aprendizagem de programação no âmbito escolar. Além de uma excelente opção extraclasse, a possibilidade de ser trabalhada com outras matérias é grande, auxiliando na sua compreensão e aprofundamento. Esta pesquisa avaliou a apropriação da robótica educativa por um professor, sem conhecimento prévio na área, enquanto o mesmo ensinava-a a seus alunos. Constatou-se que a robótica auxiliou tanto o professor quanto os seus alunos, onde ambos conseguiram se apropriar rapidamente de conceitos básicos como o raciocínio lógico necessário para a programação e a montagem de circuitos elétricos solicitados nas atividades.

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Biografie autore

Marco Antônio Sandini Trentin, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Dr. em Informática em Educação-UFRGS, professor dos programas de pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática e de Computação aplicada da Universidade de Passo Fundo-UPF

Larissa Brandão Pasinato, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduanda em Engenharia Elétrica e bolsista de iniciação científica 
Pibic da Universidade de Passo Fundo-UPF

Johannes dos Reis, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduando em Engenharia Elétrica da Universidade de Passo Fundo-UPF e bolsista de iniciação científica tecnológica e inovação – PROBIC/Fapergs,

Maria Eduarda Bondezan Barandas, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduanda em Engenharia Elétrica e bolsista de extensão Paidex/UPF da Universidade de Passo Fundo-UPF

Eduarda Cristina Pissolatto, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduanda em Engenharia Elétrica e bolsista de extensão Paidex/UPF da Universidade de Passo Fundo-UPF

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Pubblicato

2020-06-22

Come citare

TRENTIN, Marco Antônio Sandini; BRANDÃO PASINATO, Larissa; DOS REIS, Johannes; BONDEZAN BARANDAS, Maria Eduarda; PISSOLATTO, Eduarda Cristina. Robótica on-the-fly: aprendendo e ensinando. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 805–817, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p805-817. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8962. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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