Ser professora Quilombola: em busca de uma identidade “outra”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p427-445

Palavras-chave:

Educação escolar quilombola, Formação docente, Identidade étnica

Resumo

Este artigo apresenta alguns aspectos da construção identitária de professoras quilombolas da comunidade Serrote do Gado Brabo, localizada no município de São Bento do Una, Agreste Central de Pernambuco. Em nossa reflexão, partimos da importância das experiências vividas por nossas interlocutoras, sobretudo do fato de serem docentes cujas práticas cotidianas são marcadas pela etnicidade (BARTH, 2000). Procuramos enfatizar, no presente artigo, os desafios por elas enfrentados durante sua formação escolar e acadêmica, o que reverbera na construção de uma identidade docente diferenciada. Observamos que, no contexto escolar, as diferenças expressas pelas professoras quilombolas geraram conflitos e tensões, quando da interação com outros grupos. A pesquisa apontou, a partir do conjunto das narrativas das nossas interlocutoras, que a identidade docente, no caso estudado, é tecida através das experiências de vida que constituem sua identidade étnica.

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Biografia do Autor

Sandro Guimarães de Salles, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma instituição. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (UFPE/CAA) e do Programa de Pós-Graduação em Música – Música e Sociedade (UFPE/CAC). Coordenou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu na temática das Culturas e Histórias dos Povos Indígenas da UFPE. É Coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena (UFPE/CAA). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Estudos Antropológicos (Lider) e do Laboratório de Estudos Sobre Tradições. Autor do livro À Sombra da Jurema Encantada: mestres juremeiros na Umbanda de Alhandra. Orienta pesquisas nas áreas de Antropologia, Educação, Patrimônio Cultural e Etnomusicologia, com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, educação escolar quilombola, identidade, etnicidade, culturas, povos e comunidades tradicionais. Atualmente coordena as seguintes pesquisas: 1) Educação Patrimonial e Cartografia Arqueológica do Agreste Central de Pernambuco e 2) Os enunciados e sentidos sobre cultura e história dos povos indígenas veiculados em escolas do Agreste e Sertão de Pernambuco.

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

DE SALLES, Sandro Guimarães; SILVA, Halda Simões. Ser professora Quilombola: em busca de uma identidade “outra”. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 427–445, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p427-445. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9145. Acesso em: 5 out. 2024.

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