Avaliação do uso dos dispositivos móveis no ensino de Química por meio da adaptação dos Modelos de Aceitação (TAM) e Ajuste (TTF)
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p818-840Palavras-chave:
Mobile learning. Dispositivos móveis. Ensino de Ciências.Resumo
Cada vez mais, as tecnologias móveis fazem parte de praticamente todos os contextos atrelados à vida humana. Contudo, quando se analisa o uso dessas tecnologias para o cenário educacional, percebe-se a existência de alguns paradigmas que ainda não foram superados. Este estudo usa o modelo adaptado de aceitação da tecnologia (Technology Acceptance Model - TAM), assim como o de ajuste Tecnologia-Tarefa (Task-Technology Fit –TTF) para examinar a aceitabilidade e ajuste de uma Sequência Didática que proporcionou a inserção da tendência BYOD na sala de aula de Química, por meio do uso de uma estratégia mobile learning que visava aplicar os dispositivos móveis dos alunos, em especial, os smarthones, como aporte ao processo de ensino e aprendizagem. Vale destacar que o estudo utilizou um desenho de investigação misto (qualitativo-quantitativo), e os dados foram coletados utilizando-se um questionário estruturado com alunos da Educação Básica de uma escola pública (N = 89). Os resultados apontam que a inserção das tecnologias móveis no ensino de química de modo planejado em sala de aula agregou benefícios para a aprendizagem dos alunos.
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