Da “LDB” dos anos 1960 até a BNCC de 2018: breve relato histórico do ensino de Biologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p163-181

Palavras-chave:

LDB, BNCC, Ensino de Biologia

Resumo

A Biologia vem sendo discutida como componente curricular ao longo das reformas educacionais brasileiras. Este texto mostra como o ensino de Biologia é apresentado no período de 1960 à 2018, procurando entender princípios e fundamentos para a organização curricular da Educação Básica. Para tanto, foram analisados fatos considerados fundamentais no ensino deste componente curricular em um contexto histórico e didático. Em cada uma das décadas analisadas foram pontuados os principais documentos das políticas públicas vigentes e seus desdobramentos. Esta breve retrospectiva histórica permite perceber que a evolução do sistema educacional nesses quase 60 anos, foi influenciada por valores e escolhas da sociedade, além de imposições dentro de um contexto econômico, político e social do Brasil. 

 

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Biografia do Autor

Maria Helena Machado, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz – RJ)

Doutorado em andamento na Fundação Oswaldo Cruz/IOC em Ensino em Biociências e Saúde. Mestrado completo em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pela UNIFOA- Centro Universitário de Volta Redonda. Especialização em Biologia Parasitária pela Universidade Severino Sombra - USS . Graduada em Ciências Físicas e Biológicas pelo Centro Universitário Geraldo Di Biasi- UGB. Experiência como professora de Ensino Fundamental e Médio, ministrando aulas de Ciências, Biologia e Química.

Rosane Moreira Silva Meirelles, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz – RJ)

Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ). Coordenadora Adjunta no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ, desde 2017) e orientadora no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (especialização, mestrado acadêmico e doutorado) - IOC-Fiocruz, desde 2004) em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB - IOC - Fiocruz). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia; Educação Ambiental; Educação e Saude; Biologia Celular; Ciência e Arte, Divulgação Científica (Mestrado Academico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (Mestrado Profissional).

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

MACHADO, Maria Helena; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva. Da “LDB” dos anos 1960 até a BNCC de 2018: breve relato histórico do ensino de Biologia no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 163–181, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p163-181. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8589. Acesso em: 22 dez. 2024.

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