MEDIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p312

Palavras-chave:

PIBID. Mediação. Formação de professores.

Resumo

O PIBID foi criado pelo Governo Federal em 2007. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Wallace Castello Dutra, no município de São Mateus (ES), passou a contar com o trabalho dos bolsistas em 2013. Esta pesquisa busca traçar um perfil da atuação do programa na escola sob o ponto de vista dos próprios pibidianos. O referencial teórico dá destaque à importância da linguagem nos processos de mediação, embasada principalmente nas ideias de Vygotsky. Esta averiguação é feita sob o aspecto qualitativo, com análise de discurso na perspectiva sócio-histórica. Concluiu-se que, como fatores determinantes na qualidade do trabalho desenvolvido pelos bolsistas, estão o gosto que tinham, ou adquiriram, pela sala de aula, as dicas que os regentes titulares compartilham, interação com o professor e com os estudantes, desenvolvimento de atividades experimentais, vocabulário mais simples, entre outros.

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Biografia do Autor

Flavio Pereira de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestre em Ensino na Educação Básica na Universidade Federal do Espírito Santo, câmpus de São Mateus. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física na Educação Básica do Ceunes. Atua como professor na educação básica.

E-mail do autor: flavio2128@yahoo.com.br

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

JESUS, Flavio Pereira de. MEDIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 312, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p312. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4307. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses

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