EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS DE CLASSES POPULARES E CONSTRUÇÕES DO FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p100Palavras-chave:
Classes Populares. Perspectivas de Futuro. Habitus de Classe.Resumo
Abordam-se relações entre escolarização e visões de futuro de jovens das classes subalternas, a partir de pesquisa envolvendo estudantes do ensino médio de grandes cidades brasileiras. Buscou-se compreender o processo de construção das expectativas profissionais e das estratégias para concretizá-las, considerando: posição social; percepções sobre experiências escolares; características culturais de familiares e amigos; influências de professores; estereótipos sobre as classes populares e mudanças econômicas no Brasil. A análise fundamenta-se em Bourdieu, Lahire e Elias, empregando-se instrumentos de pesquisa como: observação etnográfica, entrevistas e questionários. Entre os resultados obtidos encontramos a presença de visões de futuro distintas dos estereótipos do senso comum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).