A mediação entre os saberes populares e os conhecimentos científicos no contexto das Casas Familiares Rurais
o papel dos instrumentos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17972Palavras-chave:
Casa Familiar Rural, Instrumentos Pedagógicos, Conhecimentos Científicos, Saberes PopularesResumo
Este estudo tem como objetivo discutir o papel dos instrumentos pedagógicos na mediação entre os saberes populares e os conhecimentos científicos na Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural “Vivendo a Esperança” - CFRVE. É parte integrante da pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Piauí - UFPI. O trabalho foi realizado a partir da pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e rodas de conversa, envolvendo os educadores, educandos, gestor escolar, coordenador pedagógico e representante da associação de pais da CFRVE. Os resultados apontam que os Instrumentos Pedagógicos exercem um papel importante na mediação entre os saberes populares e os conhecimentos científicos no contexto das práticas educativas. Nesse processo, predominam as trocas de experiências entre educadores, educandos e as comunidades, por meio da construção coletiva do conhecimento, tendo em vista a diversidade de práticas sociais e saberes intrínsecos nos processos educativos ancorados na Pedagogia da Alternância.
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