JUVENTUDES RURAIS, NARRATIVAS E RITO DE PASSAGEM: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DOS DITAMES DO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-4145-1460
  • Nanci Rodrigues Orrico Universidade do Estado da Bahia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Hanilton Ribeiro de Souza Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p64

Palavras-chave:

Juventudes rurais. Narrativas. Ensino Médio. Ruralidades. Mercado de trabalho.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre questões que os estudantes de escolas rurais vivenciam no rito de passagem para a escola urbana, no que diz respeito, especialmente, aos seus anseios e expectativas sobre o mercado de trabalho e a sua inserção na sociedade contemporânea. O texto articula-se ao projeto de pesquisa e inovação educacional “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem”, que tem se dedicado a realizar estudos em torno do movimento ritualístico de ingresso de estudantes rurais em escolas urbanas. Nossas pesquisas indicam a necessidade de que a educação ofertada a estes jovens possa estar para além dos ditames do mercado de trabalho e mais vinculada às raízes identitárias destes sujeitos. 

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Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Pesquisador 1C CNPq, Pós-doutor em Educação (FESUP), Pós-doutor em Educação pela Université Paris 13 - Sorbenne Paris Cité (em curso), Doutor em Educação (UFBA), com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB), Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa Auto)biográfica (BIOgraph). Líder do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).

Nanci Rodrigues Orrico, Universidade do Estado da Bahia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/UNEB. Professora da UFRB.

Hanilton Ribeiro de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/UNEB. Professor da UNEB.

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

CLEMENTINO DE SOUZA, Elizeu; ORRICO, Nanci Rodrigues; SOUZA, Hanilton Ribeiro de. JUVENTUDES RURAIS, NARRATIVAS E RITO DE PASSAGEM: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DOS DITAMES DO MERCADO DE TRABALHO. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 64, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p64. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4281. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

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