JUVENTUDES RURAIS, NARRATIVAS E RITO DE PASSAGEM: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DOS DITAMES DO MERCADO DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p64Palavras-chave:
Juventudes rurais. Narrativas. Ensino Médio. Ruralidades. Mercado de trabalho.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre questões que os estudantes de escolas rurais vivenciam no rito de passagem para a escola urbana, no que diz respeito, especialmente, aos seus anseios e expectativas sobre o mercado de trabalho e a sua inserção na sociedade contemporânea. O texto articula-se ao projeto de pesquisa e inovação educacional “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem”, que tem se dedicado a realizar estudos em torno do movimento ritualístico de ingresso de estudantes rurais em escolas urbanas. Nossas pesquisas indicam a necessidade de que a educação ofertada a estes jovens possa estar para além dos ditames do mercado de trabalho e mais vinculada às raízes identitárias destes sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).