UMA DÉCADA DE ENSINO NORMAL MÉDIO EM SANTANA DO IPANEMA: um olhar sobre a formação dos docentes (2000-2010)

Autores

  • MARLI HONORATO SILVA UNEAL

Resumo

Este trabalho resulta da análise acerca do Ensino Normal Médio, tendo como foco de pesquisa a reflexão sobre a formação dos docentes durante uma década de ensino Normal Médio em Santana do Ipanema com alunos do 4º ano. O objetivo dessa investigação partiu da necessidade de conhecer a formação docente dos alunos do Curso Normal na referida escola, a partir da trajetória histórica da formação de professores, em Santana do Ipanema fazendo um estudo de 2000-2010. Neste sentido, buscamos referencias teóricos que respaldassem essas reflexões, em Verçosa(2001) em seu trabalho sobre os Caminhos da Educação em Alagoas,Maciel(2004) Formação de Professores e Libâneo(1994) e por Humberto Vilela(1982), no seu estudo sobre a Origem do Ensino Normal. A pesquisa é de cunho qualitativo e o processo metodológico se deu a partir de análise documental, entrevista semi-estruturada, observações e questionários envolvendo docentes e discentes do 4º ano matutino do Curso Normal Médio em Santana do Ipanema- AL. Com o trabalho desenvolvido o resultado da pesquisa mostrou que a formação docente do curso normal médio não garante totalmente a questão da formação dos alunos deixando algumas lacunas, onde no estágio contribuímos para a formação teórica metodológica dos discentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-27

Como Citar

SILVA, MARLI HONORATO. UMA DÉCADA DE ENSINO NORMAL MÉDIO EM SANTANA DO IPANEMA: um olhar sobre a formação dos docentes (2000-2010). Debates em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2012. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/385. Acesso em: 12 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos