UMA DÉCADA DE ENSINO NORMAL MÉDIO EM SANTANA DO IPANEMA: um olhar sobre a formação dos docentes (2000-2010)
Abstract
Este trabalho resulta da análise acerca do Ensino Normal Médio, tendo como foco de pesquisa a reflexão sobre a formação dos docentes durante uma década de ensino Normal Médio em Santana do Ipanema com alunos do 4º ano. O objetivo dessa investigação partiu da necessidade de conhecer a formação docente dos alunos do Curso Normal na referida escola, a partir da trajetória histórica da formação de professores, em Santana do Ipanema fazendo um estudo de 2000-2010. Neste sentido, buscamos referencias teóricos que respaldassem essas reflexões, em Verçosa(2001) em seu trabalho sobre os Caminhos da Educação em Alagoas,Maciel(2004) Formação de Professores e Libâneo(1994) e por Humberto Vilela(1982), no seu estudo sobre a Origem do Ensino Normal. A pesquisa é de cunho qualitativo e o processo metodológico se deu a partir de análise documental, entrevista semi-estruturada, observações e questionários envolvendo docentes e discentes do 4º ano matutino do Curso Normal Médio em Santana do Ipanema- AL. Com o trabalho desenvolvido o resultado da pesquisa mostrou que a formação docente do curso normal médio não garante totalmente a questão da formação dos alunos deixando algumas lacunas, onde no estágio contribuímos para a formação teórica metodológica dos discentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).