Gestão democrática e escola de qualidade: a visão de três diretores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p31-46

Palavras-chave:

Gestão escolar, Educação de qualidade, Diretor escolar, Gestão democrática.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar como diretores escolares do município de Ourinhos/São Paulo compreendem a gestão democrática e a constituição de uma escola de qualidade. Para tanto, foram entrevistados três gestores de escolas municipais da referida cidade, no primeiro semestre de 2017. Como resultados, nota-se que os profissionais encontram dificuldades no processo de gestão escolar, por terem visões errôneas de gestão democrática ou educação de qualidade. Nesse sentido, torna-se necessário pensar a formação desses sujeitos e o acompanhamento de suas práticas no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Talwana Oliveira Petrini, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO)

Licenciada em Pedagogia (FAESO)

Felipe Augusto Roes Salgueiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Bacharel em Administração Pública (UNESPAR), Tecnólogo em Agronegócio (FATEC), Mestrando em Planejamento e Análise de Política Pública (UNESP).

João Carlos Pereira de Moraes, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO)

Professor da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos – FAESO. Doutor em Educação (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e Pedagogo (UEM)

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

PETRINI, Talwana Oliveira; SALGUEIRO, Felipe Augusto Roes; PEREIRA DE MORAES, João Carlos. Gestão democrática e escola de qualidade: a visão de três diretores. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 31–46, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p31-46. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5101. Acesso em: 12 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

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