Gestão democrática e escola de qualidade: a visão de três diretores
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p31-46Mots-clés :
Gestão escolar, Educação de qualidade, Diretor escolar, Gestão democrática.Résumé
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como diretores escolares do município de Ourinhos/São Paulo compreendem a gestão democrática e a constituição de uma escola de qualidade. Para tanto, foram entrevistados três gestores de escolas municipais da referida cidade, no primeiro semestre de 2017. Como resultados, nota-se que os profissionais encontram dificuldades no processo de gestão escolar, por terem visões errôneas de gestão democrática ou educação de qualidade. Nesse sentido, torna-se necessário pensar a formação desses sujeitos e o acompanhamento de suas práticas no contexto escolar.
Téléchargements
Références
ARRUDA, A. P. T. et al. Democracia e autonomia da gestão escolar: desafios e perspectivas frente à cultura da centralização. Revista Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 73-85, 2011. Disponível em < https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15671>. Acesso em 22/12/2017.
BARRETO, M. S. V. A formação continuada de gestores escolares em dois municípios mineiros: do PROCAD ao PROGESTÃO. 2010.
BORGES, B. Gestão democrática da escola pública: perguntas e respostas. Maringá: Edição do autor, 2008, 27 p.
BRASIL, Governo Federal. Constituição da república Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 1988.
______. Ministério da Educação. Diretrizes e bases da educação nacional nº 9394/96 Brasília: MEC, 1996
CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (Orgs.) Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009
DEMO, P. Educação e qualidade. Campinas, Papirus Editora, 1995.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, 2009.
DOURADO, L. F. Gestão em educação escolar. Brasília: Universidade de Brasília. Centro de Educação à Distância, 2016.
FRANCO, C. et al. Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares". Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 15, n. 55, Rio de Janeiro, 2007.
FERREIRA, V. C. P. Modelos de gestão. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2015.
FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, 2007.
GADOTTI, M. Educação com qualidade social, projeto, implantação e desafios dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). São Paulo, 2013.
______. Escola cidadã educação pela cidadania. São Paulo, 2000.
LIBERAL, E. F. et al. Escola segura. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 5, p. 155-63, Curitiba, 2005.
LIMA, S. A escola e seu diretor: algumas reflexões. O papel do Diretor e a escola de 1º grau. (Série Idéias, 12). São Paulo: FDE, 1993. p. 117-124.
LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto, v. 17, n. 72, Brasília, 2008.
______. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, p. 47-69, 2009.
MACHADO, M. A. Desafios a serem enfrentados na capacitação de gestores escolares. Em aberto, v. 17, n. 72, Brasília, 2008.
NIEVOLA, C.R. Políticas públicas da educação e gestão democrática e participativa na escola. 2011. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Telêmaco Borba, 2011.
PARO, V. H. Por dentro da escola pública. São Paulo, Xamã, 1996.
______. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo, Xamã, 2001.
SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. B. Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente. Educar em Revista, n. 1, Curitiba, 2010.
SILVA, J. B. Um olhar histórico sobre a gestão escolar. Educação em Revista, v. 8, n. 1, p. 21-34, Belo Horizonte, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).