A manipulação da opinião pública sobre as ocupações escolares no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p401-423Palavras-chave:
Movimento estudantil, Ocupações de escolas públicas, Opinião públicaResumo
A partir de pesquisa bibliográfica e documental e sob a luz do materialismo histórico e dialético, em especial dos escritos do pensador italiano Antonio Gramsci, este artigo tem por objetivo apresentar análise acerca do posicionamento político ideológico adotado pelo jornal paranaense Gazeta do Povo sobre o movimento de ocupações escolares secundaristas ocorrido no ano de 2016. Para tanto, o texto descreve os principais acontecimentos, ações e estratégias adotadas pelos jovens secundaristas no processo de ocupações das escolas paranaenses e identifica concepções evidenciadas em publicações jornalísticas. Conclui-se que os textos jornalísticos interferiram na opinião pública de forma a coibir a manifestação juvenil por meio de uma estratégia de conquista das massas que privilegiou a difusão de ideias e princípios alinhados ao discurso do governo e de movimentos conservadores, assim contribuindo para a hegemonia da classe dominante.Downloads
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