A manipulação da opinião pública sobre as ocupações escolares no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p401-423

Palavras-chave:

Movimento estudantil, Ocupações de escolas públicas, Opinião pública

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica e documental e sob a luz do materialismo histórico e dialético, em especial dos escritos do pensador italiano Antonio Gramsci, este artigo tem por objetivo apresentar análise acerca do posicionamento político ideológico adotado pelo jornal paranaense Gazeta do Povo sobre o movimento de ocupações escolares secundaristas ocorrido no ano de 2016. Para tanto, o texto descreve os principais acontecimentos, ações e estratégias adotadas pelos jovens secundaristas no processo de ocupações das escolas paranaenses e identifica concepções evidenciadas em publicações jornalísticas. Conclui-se que os textos jornalísticos interferiram na opinião pública de forma a coibir a manifestação juvenil por meio de uma estratégia de conquista das massas que privilegiou a difusão de ideias e princípios alinhados ao discurso do governo e de movimentos conservadores, assim contribuindo para a hegemonia da classe dominante.

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Biografia do Autor

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutoranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

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Publicado

2021-06-26

Como Citar

BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona; FLACH, Simone de Fátima. A manipulação da opinião pública sobre as ocupações escolares no Paraná. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 401–423, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p401-423. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10302. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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