Educação e Feminismo: construindo novas subjetivações, uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p98-113Palavras-chave:
Educação, Feminismo, Políticas públicas, BrasilResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura e políticas públicas que articula a educação para a equidade como possibilidade de transformar e dignificar a condição da mulher na sociedade. Para situar o objeto de estudo no espaço de tempo e em questões regionais de desenvolvimento, foram selecionados dezoito artigos, nas plataformas Periódicos CAPES, Scielo e Google Acadêmico e onze Leis que são base para a educação para equidade. Neste contexto, o proposito deste artigo é investigar, comparar e tipificar as contribuições da academia e a construção de políticas públicas como alternativa de um desenho universal onde todas as mulheres e meninas estejam inclusas. Constatou-se que muito se avançou na construção de um currículo escolar que não perpetue comportamentos segregatórios, violentos e opressores, buscando construir alternativas através da emancipação para todos os educandos, com ação orientada pela democracia. A dificuldade em encontrar periódicos que tratassem da temática é revelador, pois demonstra que ainda é necessário construir outros instrumentos e mecanismos, não somente nacionais, mas locais e regionais que levem em consideração a subjetivação na efetivação do papel feminino.
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