PIBID de história no Paraná: concepções de formação de professores (2011-2017)
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p356-377Palavras-chave:
Formação de professores de História, ciclo de políticas, licenciatura, análise documentalResumo
Este texto avalia a política pública Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em dois recortes: a área de história e a abrangência do Estado do Paraná. O corpus documental foi composto pelas publicações e relatórios do programa em cada universidade enfatizando nas concepções subjacentes a eles quanto à formação de professores e o ensino de história. Verificou-se a diversidade de interpretações quanto ao Programa no processo de recepção e execução das atividades. No que tange à concepção do PIBID, os coordenadores se dividem entre os que o compreenderam como complemento dos estágios curriculares, como grupo de pesquisa em Ensino de História e como laboratório de ensino, o que é um indicador para compreender como variou a concepção de formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).