Construction of the teacher identity

nuances that are revealed in pedagogical projects for the formation of chemistry teachers

Authors

  • Christina Vargas Miranda e Carvalho Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
  • Sandra Cristina Marquez Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Hélder Eterno da Silveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p66-86

Keywords:

Chemistry Licentiate Degree Course, Pedagogical Proposal, Formative Dimensions, Teacher Identity

Abstract

This article presents results of research This article presents an excerpt from a doctoral thesis that researched on the manner of organizing Chemistry teacher training courses in the State of Minas Gerais, based on the formative dimensions necessary for professional development and teacher’s work. In this text, we focus on the 'basic and disciplinary conceptual dimension' and the 'instrumental, technical and practical dimension' in order to outline the profile of the Chemistry Licentiate Degree courses studied and making inferences about the possibilities and training needs that encompass in the construction of teacher’s professional identity. Therefore, we analyzed the pedagogical projects of the Chemistry Licentiate Degree course of three federal public universities of the mentioned State with regard to the organization of their pedagogical proposals and their curricular matrices. We identified that one of the courses tends to offer teacher education with bachelor's degree characteristics, reverberating in restrictions to the construction of the teaching identity. The other two courses, despite the need for some adjustments in their pedagogical proposals, provide for the constitution of the Chemistry teacher’s professional identity.

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Author Biographies

Christina Vargas Miranda e Carvalho , Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí

Possui Licenciatura em Química (2000) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - FAFI, Formiga/MG, Especialização Lato-Sensu em Química (2002) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras/MG, Mestrado em Ciências Moleculares (2013) pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, Anápolis/GO e Doutorado em Química (2020), área de concentração Educação em Química, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG. Atuou na Educação Básica como professora de Química, em escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, entre 2001 e 2010. Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí, ministra aulas de Química para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e disciplinas voltadas à formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Química. Atua na área de Educação em Química, Ensino de Química e Formação de Professores.

 

http://lattes.cnpq.br/2120238270500914

Sandra Cristina Marquez, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Licenciatura em Química (2000) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - FAFI, Formiga/MG, Especialização Lato-Sensu em Química (2002) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras/MG, Mestrado em Ciências Moleculares (2013) pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, Anápolis/GO e Doutorado em Química (2020), área de concentração Educação em Química, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG. Atuou na Educação Básica como professora de Química, em escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, entre 2001 e 2010. Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí, ministra aulas de Química para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e disciplinas voltadas à formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Química. Atua na área de Educação em Química, Ensino de Química e Formação de Professores.

 

http://lattes.cnpq.br/3648722499995197

Hélder Eterno da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Especialista em Educação para Ciência - Faculdade de Educação - UFU (2000). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Doutor em Educação pela UNICAMP (2008), com estágio de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia - Secção de História da Ciência da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Em 2013 e 2015 realizou aperfeiçoamento na Stanford University (EUA), no Stanford Teacher Education Program (STEP). Em 2014 participou da Escola de Formação de Professores no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), em Genebra -Suiça. Atualmente é Professor Associado, da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFU (2008-2011). Coordenou o Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA/UFU (2010-2011). Membro da Comissão de Licenciaturas Internacionais - PLI/UFU (2010-2011). Supervisionou a Divisão de Licenciaturas - Diretoria de Ensino - UFU (2010-2011). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010) e foi coordenador pedagógico do processo de avaliação do PNLD Química 2018. Coordenou a área de Ciências da Natureza - Convênio UFU/INEP 2011-2012. Assessorou o Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (2011-2012). Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado - em Química da UFU, área de concentração: Educação em Química e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Física da UFU. Entre 2011 e 2015, atuou no cargo de Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, onde coordenou programas de formação de professores e programas de extensão universitária, tais como os programas: Novos Talentos, Pibid, Pibid Diversidade, Observatório da Educação, Observatório da Educação Escolar Indígena, Desenvolvimento Social por meio dos Arranjos Produtivos Locais dos Estados, entre outros. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, gestão 2017-2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências, discutindo principalmente os seguintes temas: formação professores, política pública de formação de professores, ensino de química, avaliação de material didático e história da ciência.

 

http://lattes.cnpq.br/9626994578221224

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Published

2021-11-30

How to Cite

CARVALHO , Christina Vargas Miranda e; MARQUEZ, Sandra Cristina; SILVEIRA, Hélder Eterno da. Construction of the teacher identity: nuances that are revealed in pedagogical projects for the formation of chemistry teachers. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 66–86, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p66-86. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13046. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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