A contribuição da transdisciplinaridade para a construção de um olhar multidimensional
uma análise a partir do fazer docente de professoras alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p21-41Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Prática docente, AlfabetizaçãoResumo
Esse artigo apresenta uma abordagem sobre os pilares epistemológicos que constituem a metodologia transdisciplinar: complexidade; níveis de realidade; e terceiro incluído, tendo como objetivo analisar, a partir do fazer docente de professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Imperatriz/MA, possíveis indícios de transdisciplinaridade no ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com utilização de uma abordagem qualitativa, os dados foram gerados por meio de observação direta e produção de diário de campo, tendo como foco principal a prática docente de quatro professoras alfabetizadoras. Os apontamentos finais resultantes das análises dos dados demonstraram a existência de indícios de uma metodologia transdisciplinar nas práticas docentes observadas, a qual, embora ainda desenvolvida de modo inconsciente, está chegando ao ambiente escolar
Downloads
Referências
D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo, SP: Palas Athena, 1997.
FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO, Juan Miguel (colab.). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015 (Coleção Práxis).
MORAES, Maria Cândida. Da ontologia e epistemologia complexa à metodologia transdisciplinar. Revista Terceiro Incluído. ISSN 2237-079X NUPEAT–IESA–UFG, v.5, n.1, Jan./Jun., 2015, p. 1-19, Artigo 79 Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. Disponível em: <https://www.revistas.ufg. br/teri/article/view/36344/18700>. Acesso em: 10 jul. 2021.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos Saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação. Novos fundamentos para iluminar Novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Herman House, 2008.
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8. ed. rev. e mod. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. Tradução Nurimar Maria Falci. São Paulo: Peirópolis, 2000. (Série nova consciência).
NICOLESCU, Basarab. O que é a realidade? Reflexões em torno da obra de Stéphane Lupasco. Tradução de Marly Segreto. São Paulo: TRIOM, 2012.
NICOLESCU, Basarab. Transdisciplinaridade: uma esperança para a humanidade. In. DRAVET, Florence et al (org.). Transdisciplinaridade e educação do futuro. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2019. p. 13-18.
NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In.: NICOLESCU, Basarab et al (orgs.). Educação e transdisciplinaridade. Tradução de Judite Vero, Maria F. de Mello e Américo Sommerman. Brasília: UNESCO, 2000. p. 13-29.
PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
PETRAGLIA, Izabel. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
PINEAU, Gaston. O sentido do sentido. In: NICOLESCU, Basarab et al (orgs.). Educação e transdisciplinaridade. Tradução de Judite Vero, Maria F. de Mello e Américo Sommerman. Brasília: UNESCO, 2000. p. 25-52.
PINHO, M. J. de; CRUZ QUEIROZ, M. C da.; FREIRE, J. C. da SILVEIRA. Pensamento ecossistêmico e transdisciplinar: trilhando caminhos na perspectiva da Ecologia dos Saberes. Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 27, p. 1-16, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.34338. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34338. Acesso em: 5 ago. 2021.
PINHO, Maria José de; MEDEIROS, Thalita Melo de Souza; RIBEIRO, Josivânia Sousa Costa. Complexidade e Transdisciplinaridade: novos caminhos para a educação do Século XXI. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.5, n. 3, p. 281-291, mar./abr. 2018. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/636>. Acesso em: 21 dez. 2020.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. Tese (Doutorado). Universidade Católica de Brasília, 2015. 493 f.
ZAMORA-ARAYA, J. La transdisciplinariedad: de los postulados de Nicolescu al pensamiento complejo de Morin y su repercusión en el ámbito educativo. Revista Ensayos Pedagógicos, Costa Rica, v. 14, n. 2, p. 65-82, 29 nov. 2019. Disponível em: < https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/ensayospedagogicos/article/view/13063>. Acesso em: 22 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).