v. 14 n. 36 (2022)

					Visualizar v. 14 n. 36 (2022)

Revista Debates em Educação | v. 14, n. 36, Set./Dez. (2022)

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

Publicado: 2022-12-23

Expediente

Editorial

  • Apresentação – Dossiê "Complexidade, tessituras educacionais e poética transdisciplinar"

    Maria Dolores Fortes Alves, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Izabel Cristina Petraglia, Maria José de Pinho
    i-iii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36pi-iii
  • Editorial

    Inalda Maria dos Santos
    iv-vi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36piv-vi

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

  • A centralidade da compreensão humana em tempos de incerteza a racionalidade aberta, a ética e a poesia para um humanismo regenerado

    Ricardo Antunes de Sá, Flavia Roldao, Jacqueline Lindstron
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p1-12
  • A família existente no imaginário de adolescentes contemporâneos vivências e convivências complexas na instituição escolar

    Jardinete Tavares, Izabel Cristina Petraglia
    13-20
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p13-20
  • A contribuição da transdisciplinaridade para a construção de um olhar multidimensional uma análise a partir do fazer docente de professoras alfabetizadoras

    Dijan Leal de Sousa, Maria José de Pinho, Eloiza Marinho dos Santos
    21-41
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p21-41
  • Iniciativas transdisciplinares em pesquisas de pós-graduação no Brasil e na Colômbia um estudo de revisão

    Marlene Zwierewicz, Diana Paola Martínez Salcedo, Elkin Alirio Llanos Valencia, Juan Miguel González Velasco
    42-59
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p42-59
  • As contribuições de um cenário criativo ecoformador na tessitura do processo de ensino e aprendizagem

    Iliane Stein, Madalena Pereira da Silva, Joel Cezar Bonin
    60-73
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p60-73
  • Religa e religa a vida em um mundo de incertezas e resiliência

    Juan Miguel Gonzalez Velasco
    74-89
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p74-89
  • A Educação Física na formação integral e trandisciplinar do ser humano

    João Henrique Suanno, Anna Clara Souza Sobral
    90-107
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p90-107
  • Inclu-ação a inclusão na educação básica

    Vera Lúcia Simão, Márcia de Souza Lehmkuhl, Erecilda da Rocha Fragata
    108-134
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p108-134
  • Pensar complexo é um exercício

    Alcione Batista Leite, Milton Carlos Mariotti
    135-148
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p135-148
  • Os pilares do pensamento ecossistêmico e inclusão

    Rosane Souza, Arlete Rodrigues dos Santos Santa Rosa, Maria Dolores Fortes Alves
    149-167
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p149-167
  • Teia da relação existencial de uma professora camponesa formação continuada sob o olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade

    Tamires de Campos Leite, Maria Dolores Fortes Alves
    168-184
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p168-184
  • Saberes docentes à luz da complexidade e transdisciplinaridade na renovação da prática pedagógica em busca do diálogo e da ética

    Marilda Aparecida Behrens, Patrícia Fonseca F. Fleury, Edna Liz Prigol
    185-197
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p185-197
  • Narrativa autoformadora

    Paula Pereira Scherre, Maria Cândida Moraes
    198-218
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p198-218
  • Complexidade e transdisciplinaridade uma via para formação inicial em pedagogia

    Daniele Saheb Pedroso, Cléo Mann, Michelle Jordão Machado
    219-238
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p219-238
  • “Princípio didático”, “autonomia docente” e “matriz pedagógica” em tessitura complexa e transdisciplinar

    Ettiene Guerios, Heliza Colaço Góes, Karine Monteiro
    239-256
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p239-256
  • The re-enchantment of life, nature and the cosmos from transpersonal approach the case of John the music talent

    Carla Luciane Blum
    257-269
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p257-269
  • Para além dos territórios disciplinares transdisciplinaridade como princípio-estratégia de reorganização do conhecimento

    Marilza Vanessa Rosa Suanno
    270-280
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p270-280
  • Resenha: Paradigma educacional e ecosistêmico por uma nova ecologia da aprendizagem humana - Maria Cândida Moraes

    Nize Maria Campos Pellanda
    281-286
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p281-286

Artigos

  • Estratégias de formação de crianças no campo – “O Agrinho”

    Amone Alves
    287-298
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p287-298
  • Formação continuada na/da Educação Infantil com foco na Educação Especial

    Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira, Clayde Aparecida Belo da Silva
    299-318
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p299-318
  • Aprendizagem Baseada em Mapas Conceituais na graduação médica desempenho acadêmico em uma instituição do Brasil

    Maria Helena Rosa da Silva, Maria Rosa da Silva, Claudio José dos Santos Júnior, Andrea Marques Vanderlei Fregadolli
    319-337
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p319-337
  • Processos formativos da coordenação pedagógica o que revelam as pesquisas em educação publicadas no Brasil?

    Greice Denker, Andréia Roncáglio, Rita Buzzi Rausch
    338-357
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p338-357
  • Análise de Conceito e Análise Temática na pesquisa qualitativa em educação

    Silas Alberto Garcia , Jacques de Lima Ferreira
    358-378
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p358-378
  • Processo de recontextualização curricular pós-BNCC experiência de uma rede municipal de ensino

    Andréia Stochero Binelo, Marilandi Maria Mascarello Vieira
    379-400
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p379-400
  • Situação juvenil no contexto da educação em tempos de pandemia

    Tarcisio Augusto Alves da Silva, Lucas Péricles de França Pereira, Bárbara Santos Sarinho
    401-422
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p401-422
  • Inversão sob medida uma fusão das metodologias Sala de aula invertida e Just-in-time teaching

    Rafael Camargo, Everton Bedin
    423-443
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p423-443
  • “Vendo” imagens visualidades na cultura e na educação

    Lucas Men Benatti, Teresa Kazuko Teruya
    444-460
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p444-460