Tecnologias digitais de informação e comunicação na escola

silenciamento e evidências no pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18014

Palavras-chave:

Escola, Tecnologia Digital, Prática docente

Resumo

Este artigo objetiva compreender quais estratégias pedagógicas estão sendo adotadas pelas professoras alfabetizadoras no enfrentamento das dificuldades relacionadas ao acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto pós-pandemia em Alagoas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa (Sampieri; Collado; Lucio, 2013), desenvolvida pelo coletivo AlfaRede, a qual articulou dados de um survey com o material coletado no evento discursivo de grupo focal (Gatti, 2005). Utilizou-se a análise de conteúdo, conforme os pressupostos de Bardin (2011). O corpus de análise, delimitado nesse texto, consiste nos enunciados representativos de um grupo focal realizado em Alagoas. Os resultados indicam que, apesar do silenciamento das redes de ensino, dos desafios enfrentados referentes ao não acesso na escola a uma rede de internet, da disponibilidade precária de recursos tecnológicos, no contexto pós-pandemia, as professoras alfabetizadoras demonstraram de certo modo conhecimento relacionado à usabilidade de recursos digitais e enunciaram tentativas de proporem atividades com o uso das tecnologias. A investigação evidencia também tentativas de produção de materiais, que implica na mobilização de conhecimentos relacionados ao letramento digital das professoras alfabetizadoras.

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Biografia do Autor

Érica Raiane de Santana Galvão, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFAL). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL).

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas. E-mail: adricavalcanty@hotmail.com.

Jânio Nunes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). É professor adjunto na UFAL, atuando nas disciplinas pedagógicas da Faculdade de Letras. Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC).

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Publicado

2024-11-10

Como Citar

GALVÃO, Érica Raiane de Santana; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; SANTOS, Jânio Nunes dos. Tecnologias digitais de informação e comunicação na escola: silenciamento e evidências no pós-pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18014, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18014. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18014. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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