Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17328

Palavras-chave:

Percepção Docente, Ciência, Tecnologia e Linguagem, Cultural Digital

Resumo

Objetiva-se evidenciar a percepção de professores sobre proposta de alfabetização científico-tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a linguagem como interseção. Conduziu-se discussão focal e análise de conteúdo de Bardin. Destaca-se a demanda por formação dessa natureza.

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Biografia do Autor

Raquel Salcedo Gomes, UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotada no Departamento Interdisciplinar, do Campus Litoral Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRGS. Coordenadora e Coordenadora Substituta do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, PEAD-CLN-UFRGS (2018-2023). Editora Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP/2021-) e Editora Gerente da Revista Informática na Educação: teoria prática. Autora e coautora de 30+ artigos em periódicos científicos, 10+ livros e capítulos de livros e 40+ trabalhos em eventos acadêmicos. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017) e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Possui graduação em Letras - Português e Inglês (2008) e mestrado em Linguística Aplicada (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Investiga relações entre educação, linguagem, tecnologias e cognição, com foco em EaD, E-learning, educação internacional, linguagem e comunicação digital, ensino e aprendizagem de línguas, recursos educacionais digitais e avaliação da aprendizagem.

Andresa Silva da Costa Mutz, UFRGS

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul vinculada ao Departamento Interdisciplinar (UFRGS/CLN), onde atende os cursos de graduação presenciais e os no formato EaD. Atua como docente permanente na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Doutora (UFRGS) e Mestre (ULBRA) em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação. Licenciada em História (UNISINOS). Líder do Grupo de Estudos em Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias - GEEDINTEC/UFRGS (CNPq) e do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS (CNPq) e membro no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG (CNPq). Atuou como professora Adjunta da FURG (2014-2018), na graduação e na Pós-Graduação em Educação, onde tem orientações de mestrado concluídas na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação.Como professora da Educação Básica (2000-2010), atuou na área da História, Geografia, Filosofia e Sociologia para os ensino fundamental e médio. Mantém projetos de pesquisa que contam com financiamento público e orientações de iniciação científica em já concluídos. Atuou como AVALIADORA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (2023) - Objeto 1 - Ensino Fundamental. Interesses de pesquisa: Educação, Discurso, Artefatos Culturais, Trabalho e Identidades Docentes na Cultura Digital. Problematizações acerca das marcas da Cultura Digital na vida contemporânea por meio da análise das relações entre discurso e produção de sujeitos com interesse especial em representações e processos identitários relacionados à docência em diversos "lugares" da mídia: revistas, jornais, blogs, redes sociais, plataformas digitais.

Andreia Santos Sachete, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade da Região da Campanha (2002), mestrado em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2014) e doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de tecnologias em aprendizagem adaptativa

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

LOIOLA, Alba Valeria de Sant Anna de Freitas; GOMES, Raquel Salcedo; MUTZ, Andresa Silva da Costa; SACHETE, Andreia Santos. Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17328, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17328. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17328. Acesso em: 21 dez. 2024.

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