Violência simbólica

a visão sobre gênero e identidade sexual em um Instituto Federal de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15195

Palavras-chave:

Violência, Bullying, Gênero, Sexualidade, Pessoal da educação

Resumo

Objetivou-se compreender como as práticas de violência simbólica nomeadas de bullying, de conteúdo sexista e homofóbico, são reproduzidas no contexto educacional, a partir da visão de servidores do Instituto Federal de Alagoas. As informações foram produzidas com uso de Grupo Focal, participação de nove servidores/as efetivos/as e realizada Análise Temática Reflexiva. Identificou-se os eixos temáticos: objetificação e sexualização das mulheres; e identidade sexual e as estratégias de normatização. Considerou-se que o bullying, operado como violência simbólica, apresenta um caráter de sociabilidade concebida, que propaga, vigia e regula o poder simbólico dominante dos ideais de masculinidade e feminilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, L. G. F.; BARRERA, S. D. Manifestações de Bullying em diferentes contextos escolares: um estudo exploratório. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, n. 3, p. 669-682, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v37n3/1982-3703-pcp-37-3-0669.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/1982-3703002922016

ALAGOAS. Lei nº 7.800, de 05 de maio de 2016. Institui, no âmbito do sistema estadual de ensino, o programa “escola livre”. Diário Oficial de Alagoas: Poder Legislativo, Maceió, ano 104, n. 331, p. 1, 11 mai. 2016.

ANDRADE, S. S. C. de A.; YOKOTA, R. T. de C.; SÁ, N. N. B. de; SILVA, M. M. A. da; ARAÚJO, W. N. de; MASCARENHAS, M. D. M.; MALTA, D. C. Relação entre violência física, consumo de álcool e outras drogas e bullying entre adolescentes escolares brasileiros. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 9, p. 1725-1736, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csp/v28n9/v28n9a11.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2012000900011

BANDEIRA, C. de M.; HUTZ, C. S. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n.1, p. 35-44, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v16n1/04.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100004

BARBERO, M. de S. Hacerse hombre en el aula: masculinidad, homofobia y acoso escolar. Cadernos Pagu, n. 50, e175014, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cpa/n50/1809-4449-cpa-18094449201700500014.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/18094449201700500014

BAZZO, J. A agência da noção de bullying no contexto brasileiro a partir da etnografia de uma experiência escolar. Horizontes Antropológicos, v. 23, n. 49, p. 203-231, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ha/v23n49/0104-7183-ha-23-49-00203.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/s0104-71832017000300008

BLAIS, M.; GERVAIS, J.; HÉBERT, M. Internalized homophobia as a partial mediator between homophobic bullying and self-esteem among youths of sexual minorities in Quebec (Canada). Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 727-735, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00727.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.16082013

BOURDIEU, P. O Poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher [...] e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm>. Acesso em: 21 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm>. Acesso em: 21 fev. 2023.

BRASIL. Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016. Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8727.htm>. Acesso em: 21 fev. 2023.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

BUTLER, J. P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CANAVÊZ, F. A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 271-278, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v19n2/2175-3539-pee-19-02-00271.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192832

CARRERA-FERNÁNDEZ, M. V.; LAMEIRAS-FERNÁNDEZ, M.; RODRÍGUEZ-CASTRO, Y.; VALLEJO-MEDINA, P. Bullying Among Spanish Secondary Education Students: The Role of Gender Traits, Sexism, and Homophobia. Journal of Interpersonal Violence, v. 28, n. 14, p. 2915–2940, 2013. https://doi.org/10.1177/0886260513488695

CHAVES, D. R. L.; SOUZA, M. R. de. Bullying e preconceito: a atualidade da barbárie. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230019, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230019.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/

CIRIBELLI, C. J. de M.; RASERA, E. F. Construções de Sentido sobre a diversidade sexual: outro olhar para a Educação Infantil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, e175599, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pcp/v39/1982-3703-pcp-39-e175599.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/1982-3703003175599

FIGUEIREDO, A. Carta de uma ex-mulata a Judith Butler. In: HOLLANDA, H. B. de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 236-257.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 28. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2014.

FRANCISCO, M. V.; COIMBRA, R. M. Análise do bullying escolar sob o enfoque da psicologia histórico-cultural. Estudos de Psicologia, v. 20, n. 3, p. 184-195, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/epsic/v20n3/1413-294X-epsic-20-03-0184.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.5935/1678-4669.20150020.

JUNQUEIRA, D. R. A invenção da “ideologia de gênero”: a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Psicologia política, v. 18, n. 43, p. 449-502, 2018. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v18n43/v18n43a04.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2023.

GIL VILLA, F. Bullying: ¿una profecía autocumplida?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 253, p. 520-536, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v99n253/2176-6681-rbeped-99-253-520.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.3871

KRUEGER, R. A. El grupo de discusión: guía práctica para la investigación aplicada. Traducción de Moisés Martín González. Madrid: Pirámide, 1991.

LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p.07-34.

MARTÍNEZ-GUZMÁN, A.; ÍÑIGUEZ-RUEDA, L.. Prácticas Discursivas y Violencia Simbólica hacia la comunidad LGBT en espacios universitarios. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 27, p. 367-375, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/paideia/a/4NmySrm55Hhgpn5y3RBqmmz/?format=pdf&lang=es>. Acesso em: 27 dez. 2023. https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201701

MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Tradução de Lucia Pellanda Zimmer. 2. ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.

MELLO, F. C. M.; MALTA, D. C.; SANTOS, M. G.; SILVA, M. M. A. da; SILVA, M. A. I. Evolution of the report of suffering bullying among Brazilian schoolchildren: National Scholl Health Survey - 2009 to 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 21, n. supl. 1, e180015, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbepid/v21s1/en_1980-5497-rbepid-21-s1-e180015.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/1980-549720180015.supl.1

MEYER, D. E. Teorias e políticas de gênero: fragmentos históricos e desafios atuais. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 1, p. 13-18, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/cWRpwvC5yCqdzrDkH66gbvp/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000100003

MICHETTI, M.; METTENHEIM, S. L. V. Gênero e violência simbólica em eventos esportivos universitários paulistas. Cadernos Pagu, n. 56, e195623, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cpa/n56/1809-4449-cpa-56-e195623.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/18094449201900560023

MOTA, R. S.; GOMES, N. P.; CAMPOS, L. M.; CORDEIRO, K. C. C.; SOUZA, C. N. P. DE; CAMARGO, C. L. de. School adolescents: association between the bullying experience and the alcohol/drug consumption. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 27, n. 3, e3650017, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/tce/v27n3/en_0104-0707-tce-27-03-e3650017.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/0104-07072018003650017

NASCIMENTO, V. L. V. do; TAVANTI, R. M.; PEREIRA, C. C. Q. O uso de mapas dialógicos como recurso analítico em pesquisas Científicas. In: SPINK, M. J. P.;

BRIGAGÃO, J. I. M.; NASCIMENTO, V. L. V. do; CORDEIRO, M. P. (orgs.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014. p. 247-272.

OLIVEIRA, C. E. de; PEREIRA ALBERTO, M. de F.; BORGES BITTENCOURT, N. de F. Tensões e contradições nos discursos políticos sobre o combate à homofobia no contexto da escola brasileira. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 14, n. 2, p. 1479-1492, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v14n2/v14n2a41.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.11600/1692715x.14240130415

OLIVEIRA, W. A. de; SILVA, J. L. da; BRAGA, I. F.; ROMUALDO, C.; CARAVITA, S. C. S.; SILVA, M. A. I. Ways to explain bullying: dimensional analysis of the conceptions held by adolescents. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 3, p. 751-761, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n3/en_1413-8123-csc-23-03-0751.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/1413-81232018233.10092016

OLWEUS, D. Bullying at school. In: HUESMANN, L. R. (org.). Aggressive behavior: current perspectives. New York: Plenum Press, 1994. p. 97-130.

PIGOZI, P. L. A produção subjetiva do cuidado: uma cartografia de bullying escolar. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 28, n. 3, e280312, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/physis/v28n3/0103-7331-physis-28-03-e280312.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/s0103-73312018280312

RECH, R. R.; HALPERN, R.; TEDESCO, A.; SANTOS, D. F. Prevalence and characteristics of victims and perpetrators of bullying. Jornal de Pediatria, v. 89, n. 2, p. 164-170, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/jped/v89n2/en_v89n2a10.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1016/j.jped.2013.03.006

SALDAÑA, P. Pauta ideológica de Bolsonaro, ‘ideologia de gênero’ sofre derrotas em série no STF. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 13 jul. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/07/pauta-ideologica-de-bolsonaro-ideologia-de-genero-sofre-derrotas-em-serie-no-stf.shtml>. Acesso em: 21 fev. 2023.

SANTOS, L. C. S.; FARO, A. Bullying entre adolescentes em Sergipe: estudo na capital e interior do Estado. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 3, p. 485-492, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v22n3/2175-3539-pee-22-03-485.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/2175-35392018036741

SEGATO, R. Las estructuras elementales de la violencia: ensayos sobre género entre la antropología, el psicoanálisis y los derechos humanos. Bernal: Universidad de Quilmes, 2003.

SILVA, P. F. da; FRELLER, C. C.; ALVES, L. S. de L.; SAITO, G. K. Limits of teachers’ consciousness about processes of production and reduction of bullying. Psicologia USP, v. 28, n. 1, p. 44-56, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pusp/v28n1/en_1678-5177-pusp-28-01-00044.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/0103-656420150129

SILVA, J. L. da; MELLO, F. C. M. de; OLIVEIRA, W. A. de; PRADO, R. R. do; SILVA, M. A. I.; MALTA, D. C. Bullying victimization among Brazilian students: results of the national survey of school health (PENSE). Texto & Contexto - Enfermagem, v. 27, n. 3, e0310017, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/tce/v27n3/en_0104-0707-tce-27-03-e0310017.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/0104-07072018000310017

SILVA, J. L. da; OLIVEIRA, W. A. de; CARLOS, D. M.; LIZZI, E. A. da S.; ROSÁRIO, R.; SILVA, M. A. I. Intervention in social skills and bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 3, p. 1085-1091, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/reben/v71n3/0034-7167-reben-71-03-1085.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0151

SILVA, J. L. da; OLIVEIRA, W. A. de; ZEQUINÃO, M. A.; LIZZI, E. A. da S.; PEREIRA, B. O.; SILVA, M. A. I. Results from interventions addressing social skills to reduce school Bullying: a systematic review with meta-analysis. Trends in Psychology, v. 26, n. 1, p. 509-522, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/tpsy/v26n1/en_2358-1883-tpsy-26-01-0509.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.9788/tp2018.1-20pt

SOUZA, J. M. de; SILVA, J. P. da; FARO, A. Bullying e homofobia: aproximações teóricas e empíricas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 289-298, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v19n2/2175-3539-pee-19-02-00289.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192837

SPINK, M. J. P.; MEDRADO, B. Produção de sentido no Cotidiano: uma abordagem teórico-metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, M. J. (org.). Práticas discursivas e produção de conhecimento no cotidiano. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013. p. 22-41.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Out in the open: education sector responses to violence based on sexual orientation and gender identity/expression. Paris: UNESCO, 2016. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244756>. Acesso em: 21 fev. 2023.

VALLE, J. E.; STELKO-PEREIRA, A. C.; PEIXOTO, E. M.; WILLIAMS, L. C. de A. Influence of bullying and teacher-student relationship on school engagement: analysis of an explanatory model. Estudos de Psicologia, v. 35, n. 4, p. 411-420, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v35n4/1982-0275-estpsi-35-04-0411.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/1982-02752018000400008

WEEKS, J. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 35-82.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

CAVALCANTE, Evelyn Correia de Oliveira; SILVA, Luciano Bairros da; FERREIRA, Sonia Maria Soares; ÍÑIGUEZ-RUEDA, Lupicinio. Violência simbólica: a visão sobre gênero e identidade sexual em um Instituto Federal de Educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15195, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15195. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15195. Acesso em: 12 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.