A metodologia da bricolagem

uma possibilidade em pesquisas pós-críticas em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16909

Palavras-chave:

Bricolagem, Análises fílmicas, Educação, Estudos Culturais

Resumo

Este ensaio propõe a bricolagem como metodologia para analisar filmes na vertente pós-crítica dos estudos culturais, destacando a importância da decupagem e análise fílmica para desconstruir narrativas culturais. Ao combinar essas técnicas, os pesquisadores obtêm uma ferramenta flexível para questionar discursos hegemônicos, explorar relações de poder e compreender dinâmicas de exercício e resistência em produções fílmicas, enriquecendo os estudos culturais foucaultianos e promovendo uma abordagem não convencional na análise de dados.

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Biografia do Autor

Kamila Lockmann, Universidade Federal de Rio Grande/FURG

Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Associada do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande. É Editora Chefe da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde 2022 e foi editora associada da mesma revista pelo período de 2019-2021. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Foi membro do Comitê científico do GT 10 da da Anped-Sul (2017-2021) e, atualmente, é vice-coordenadora do GT 13 da ANPED Nacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) Integra também a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), uma rede que reúne pesquisadores latino-americanos do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) - Gestão 2017-2018. Foi professora na Educação Básica e Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, currículo, avaliações em larga escala, docência e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

GONZALEZ, Anderson Luiz; LOCKMANN, Kamila. A metodologia da bricolagem: uma possibilidade em pesquisas pós-críticas em educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16909, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16909. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16909. Acesso em: 21 dez. 2024.

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