Leituras da natureza pelas crianças via livros informativos de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18297Palavras-chave:
Leitura, Livros Informativos, Ciências da Natureza, CriançasResumo
Investiga-se uma proposta de educação científica, com o objetivo de compreender repercussões da promoção de práticas educativas que articulam leituras na natureza (em campo), sobre a natureza (em livros informativos) e da natureza (em produções infantis), nas elaborações de compreensões dos fenômenos naturais por um coletivo de crianças pequenas da Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa e quanto ao procedimento classifica-se como de intervenção, com a geração de dados realizada a partir da sequência didática “Leituras das formigas”. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas crianças, lhes possibilitaram leituras na natureza, ampliando suas explicações e habilidades de observação. Com livros informativos, elas exploraram imagens e relacionaram suas curiosidades com leituras sobre a natureza, expressando suas descobertas de diferentes formas. Com isso, pode-se inferir que experiências de conhecimento dos livros informativos de Ciências da Natureza, possibilita às crianças ampliarem repertórios científicos e culturais, quando aprendem e se desenvolvem na Educação Infantil em conexão com a natureza.
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