Leituras da natureza pelas crianças via livros informativos de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18297Parole chiave:
Leitura, Livros Informativos, Ciências da Natureza, CriançasAbstract
Investiga-se uma proposta de educação científica, com o objetivo de compreender repercussões da promoção de práticas educativas que articulam leituras na natureza (em campo), sobre a natureza (em livros informativos) e da natureza (em produções infantis), nas elaborações de compreensões dos fenômenos naturais por um coletivo de crianças pequenas da Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa e quanto ao procedimento classifica-se como de intervenção, com a geração de dados realizada a partir da sequência didática “Leituras das formigas”. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas crianças, lhes possibilitaram leituras na natureza, ampliando suas explicações e habilidades de observação. Com livros informativos, elas exploraram imagens e relacionaram suas curiosidades com leituras sobre a natureza, expressando suas descobertas de diferentes formas. Com isso, pode-se inferir que experiências de conhecimento dos livros informativos de Ciências da Natureza, possibilita às crianças ampliarem repertórios científicos e culturais, quando aprendem e se desenvolvem na Educação Infantil em conexão com a natureza.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARROS, M.I. A. de. Desemparedamento da infância: A escola como um lugar de encontro com a natureza. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Alana, 2018.
BEREDES, C. Um livro de ciência para crianças é um livrinho de ciência? In: MASSARANI, L. (Org.). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infantojuvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008. p. 61- 65.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1990.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. v. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução n. 5, de 17/12/2009, Brasília: MEC, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
CAMPOS, Ana Paula. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo. 2016. 199 p. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
CARRERAS, C. Libros científicos, atuales y comprensibles. Biblioteca Virtual de Prensa Histórica, 2011.
CASTRO, F. V. de. “Encham os olhos de paisagem!” Ensinando a observar em geografia. Uma proposta taxónomica. Geografia: Publicações Avulsas. Universidade Federal do Piauí, Teresina, v.3, n. 1, Dossiê Temático/Edição Especial, p. 40-57, jan./jun. 2021.
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 45, p. 57 – 67, 2013.
EDWARDS, C. GANIDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. v.1. Porto Alegre: Penso, 2016.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores associados: Cortez, 1988.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, H. (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
GARRALÓN, A. Ler e saber: Os livros informativos para crianças. 1ed. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2015.
GARRALÓN, A. 100% natural: cómo los libros informativos han contado nuestra relación con la naturaliza. Anatarambana, 2020. Disponível em: https://anatarambana.substack.com/p/100-natural-como-los-libros. Acesso em: 07 set 2024.
HUTCHISON, D. Educação ecológica: ideias sobre consciência ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na Educação Básica. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2014.
SCHROEDER, Edson. Educação científica para a conservação da biodiversidade. In: SEVEGNANI, L.; SCHROEDER, E. Biodiversidade catarinense: características, potencialidades e ameaças. Blumenau: Edifurb, 2013, p.12-29.
TIRIBA, L. As crianças da natureza. Brasília: MEC, 2010.
TIRIBA, L. Educação Infantil como direito e alegria: em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
YUNES, E. Pelo avesso: A Leitura e o Leitor. Revista Letras, [S.l.], v. 44, dez. 1995.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).