A pedagogia histórico-crítica e seus fundamentos históricos, políticos e filosóficos

a urgente necessidade de curvar a vara para o lado da classe trabalhadora

Autores

  • Paulino José Orso Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17548

Palavras-chave:

História da educação, Pedagogia histórico-crítica, Escola e democracia

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir acerca do significado da obra Escola e Democracia, de autoria do Professor Dermeval Saviani, publicada em 1983. Abordamos os fundamentos históricos, políticos e filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica e a sua importância para a educação e para a sociedade brasileira, tendo em vista que se trata de uma obra fundante dessa teoria pedagógica, que se opõe às pedagogias hegemônicas e está comprometida com a classe trabalhadora, com a transformação social e a emancipação humana. Sua relevância se sobressai ainda mais no atual contexto em que estamos inseridos, em que o desenvolvimento do capital ameaça praticamente todas as conquistas civilizatórias e humanas, o que exige urgentemente, tanto a mudança da educação quanto da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ECO, Humberto. Os imbecis venceram na internet e criaram o Império da Boçalidade. Disponível em https://veja.abril.com.br/coluna/o-leitor/os-imbecis-venceram-na-internet-e-criaram-o-imperio-da-bocalidade/. Com acesso em18.10.23.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. POEMA: No Meio do Caminho. Disponível em: https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/08/no-meio-do-caminho-carlos-drummond-de.html. Acesso em 18.10.23.

ORSO, Paulino José. A implementação da pedagogia histórico-crítica: formas, exigências e desafios. LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021.

PERIN, Thiago. O mundo está emburrecendo, dizem cientistas. Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/cienciamaluca/o-mundo-esta-emburrecendo-dizem-cientistas/. Acesso em 18.10.23.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 1ª edição, Campinas, SP: Autores Associados, 1983. Edição comemorativa.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. Edição comemorativa.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 1991.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 11-36, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1405. Acesso em: 27 out. 2022.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

ORSO, Paulino José. A pedagogia histórico-crítica e seus fundamentos históricos, políticos e filosóficos: a urgente necessidade de curvar a vara para o lado da classe trabalhadora. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17548, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17548. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17548. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.