Simbiose entre inteligência artificial e câmeras em avaliações educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16694

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Monitoramento Ético, Exames Presenciais, Integridade Acadêmica

Resumo

Este artigo propõe a integração de inteligência artificial e câmeras de vigilância em avaliações educacionais, visando combater a crescente trapaça acadêmica. A pesquisa explora a perspectiva de professores e estabelece oito diretrizes éticas para o uso responsável dessas tecnologias. O monitoramento inteligente não apenas identifica comportamentos suspeitos, mas também promove equidade e transparência. Estas diretrizes garantem consentimento informado, proteção da privacidade e evitam discriminações. A responsabilidade institucional assegura uma implementação ética, cultivando uma cultura de honestidade no ambiente educacional.

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Biografia do Autor

Odonírio Abrahão Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2001). 

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

FARIA, Roberto Ribeiro; GOMES , Gutemberg Silva; ABRAHÃO JÚNIOR, Odonírio. Simbiose entre inteligência artificial e câmeras em avaliações educacionais. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16694, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16694. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16694. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

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