Simbiose entre inteligência artificial e câmeras em avaliações educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16694

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Monitoramento Ético, Exames Presenciais, Integridade Acadêmica

Resumo

Este artigo propõe a integração de inteligência artificial e câmeras de vigilância em avaliações educacionais, visando combater a crescente trapaça acadêmica. A pesquisa explora a perspectiva de professores e estabelece oito diretrizes éticas para o uso responsável dessas tecnologias. O monitoramento inteligente não apenas identifica comportamentos suspeitos, mas também promove equidade e transparência. Estas diretrizes garantem consentimento informado, proteção da privacidade e evitam discriminações. A responsabilidade institucional assegura uma implementação ética, cultivando uma cultura de honestidade no ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odonírio Abrahão Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2001). 

Referências

AGUIAR, J. J. B. Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais na Educação: Oportunidades e Desafios. Open Minds International Journal, v. 4, n. 2, 2023.

AYUNINGSIH, T.; SUHENDAR, A.; SUYANTO, S. Feasibility Study of Artificial Intelligence Technology for Home Video Surveillance System. 1st International Conference on Information System and Information Technology, ICISIT, 2022.

BERTOLIN, J.; SCHAEFFER, O.; DEL RÉ, C. O modelo comunitário regional e a equidade na Educação Superior brasileira. Praxis Educativa, v. 18, 2023.

CARIBÉ, J. C. R. Vigilância cega, o que as pegadas digitais podem revelar sobre o indivíduo. II Simpósio Internacional Network Science, 2018.

DA PONTE LIBERATO FILHO, G. F. et al. Estudantes africanas imigrantes no Ceará – análise do processo adaptativo. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 8, n. 2, 2019.

DIAS-VIANA, J. L.; NORONHA, A. P. P. Bem-Estar Subjetivo de Estudantes: Variáveis Escolares Associadas e Medidas de Avaliação. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 22, n. 2, 2022.

FERREIRA, V. C. A.; SOUSA, M. R. F. DE; PESSOA, L. G. DE S. B. A influência da LGPD nas estratégias de segurança de dados. WIDAT, 2023. Disponível em: https://labcotec.ibict.br/widat/index.php/widat2023/article/view/56/6. Acesso em: 31 out 2023.

FLABOREA FAVARO, R. et al. A INTEGRIDADE ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 21, n. 1, 2022.

FOX, G.; LYNN, T.; ROSATI, P. Enhancing consumer perceptions of privacy and trust: a GDPR label perspective. Information Technology and People, v. 35, n. 8, 2022.

HASSARD, J. Cameras in the Classroom: A Good Idea? National Education Policy Center, 2016.

R. C. LUO, P. K. WANG, Y. F. TSENG, T. Y. LIN. Navigation and Mobile Security System of Home Security Robot. IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics, Taipei, Taiwan, 2006, pp. 169-174, doi: 10.1109/ICSMC.2006.384377.

MACÊDO, D. F. DE et al. Análise Do Concurso Público Como Instrumento De Seleção De Pessoal No Setor Público: Percepção De Um Grupo De Servidores De Instituições Federais De Ensino Superior. Revista Sociais e Humanas, v. 29, n. 1, 2016.

MANANGGEL, M. B.; MOMA, L.; LAAMENA, C. M. PEMANFAATAN TIK SEBAGAI MEDIA PEMBELAJARAN BAGI GURU SMA DI KECAMATAN KAIRATU KABUPATEN SERAM BAGIAN BARAT. PAKEM : Jurnal Pengabdian Kepada Masyarakat, v. 1, n. 1, 2021.

MARIA MACHADO DA SILVA, R.; PARODE, V. P. Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 7, n. 3, 2021.

MORAIS, D. M. G. de; SOUSA, T. C. A Legislação sobre Internet no Brasil: Projetos, Leis e as Questões de Liberdade e Privacidade. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013, p. 792-802. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2013.5741.

OLIVEIRA, A. B. DA S.; CASTRO JUNIOR, J. DE L. P.; MONTALVÃO, S. DE S. O mito da meritocracia: academicismo e falhas metodológicas nos concursos públicos brasileiros. Revista de Administração Pública, v. 56, n. 6, 2022.

OTREL-CASS, K.; COWIE, B.; MAGUIRE, M. Taking video cameras into the classroom. Waikato Journal of Education, v. 15, n. 2, 2010.

PIMENTA, M. A. A. Fraude em avaliações na visão de professores e de estudantes: uma reflexão sobre formação profissional e ética. RPD – Revista Profissão Professore, v. 10, n 22, n. 1519– 0919, 2010.

PIMENTA, M. A. DE A. A Fraude Acadêmica e o Código de Conduta na universidade. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 54, 2019.

RÊGO, A. P. M.; MERCADO, L. P. L.; COSTA, C. J. DE S. A. Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line. Educar em Revista, v. 39, 2023.

RIECHMANN, M. et al. Motion vectors and deep neural networks for video camera traps. Ecological Informatics, v. 69, 2022.

SILVA, Â. A. DE S.; FRANÇA, R. DE F. C. Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação. Revista Exitus, v. 10, 2020.

WU, W. T. et al. Study on preschool teachers’ willingness to accept intelligent camera technology in the classroom - An empirical case based on perceived risk theory. Journal of Internet Technology, v. 22, n. 4, 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

FARIA, Roberto Ribeiro; GOMES , Gutemberg Silva; ABRAHÃO JÚNIOR, Odonírio. Simbiose entre inteligência artificial e câmeras em avaliações educacionais. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16694, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16694. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16694. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.