Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de Ensino Superior

um olhar sistêmico e complexo

Autores

  • Viviane Spadaro Di Gesú Universidade Cruzeiro do Sul
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo
  • Rafael Lima Medeiros Ferreira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16914

Palavras-chave:

Inclusão, Estudantes com deficiência, EAD

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa de doutorado acerca da inclusão na educação à distância (EAD). A presença de estudantes com deficiência no espaço universitário acena para estudos que considerem a discussão inclusiva sob o olhar sistêmico e da complexidade. Este trabalho aponta um arranjo inclusivo multidimensional possível em contextos universitários. Os resultados mostraram que estudantes universitários com deficiência são mais incluídos nas instituições de ensino superior (IES) quando diferentes variáveis se fazem presentes, nesse espaço, e coexistem, sob arranjos compostos, sobretudo, por práticas de ensino inclusivas, ausência de barreiras instrumentais e infraestrutura acessível, as quais são imprescindíveis a um universo vivo capaz de favorecer a aprendizagem e consequente permanência, formação e possível retorno desse estudante com deficiência à IES.

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Biografia do Autor

Viviane Spadaro Di Gesú, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Políticas Sociais (UNICSUL); Doutoranda em Educação (UNICID)

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Doutorado (USP). Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Cidade de São Paulo.

Rafael Lima Medeiros Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Bibliotecário-Documentalista (UFAM), Pedagogo (Intervale), Mestre em Políticas Públicas (UMC) e Doutorando em Educação (UNICID).

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

GESÚ, Viviane Spadaro Di; GIMENEZ, Roberto; FERREIRA, Rafael Lima Medeiros. Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de Ensino Superior: um olhar sistêmico e complexo. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16914, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16914. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16914. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação na e da Educação Superior: tópicos sobre inclusão e acessibilidade

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