Formação Docente e os desafios de uma educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17537Palavras-chave:
Relato de experiência, Inclusão, Formação docenteResumo
Este relato de experiência é resultado de muitas vozes acolhidas em contextos de formação docente buscando compreender os sentidos produzidos em relação à inclusão de crianças autistas na primeira infância e seus desafios para formação de professores.
Downloads
Referências
BECCHI, Egle. Le XIX Siècle. In: FERREIRA, Carla Mercês Jatobá; VACARO, Angela Resende. Da escola, do escolar, da inclusão. Revista FAEEBA. Salvador, v. 29, n. 60, p. 54-66, out./dez. 2020.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense,1985. (Obras Escolhidas, v.1)
BRAGANÇA, Inês de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz da; BÔAS, Lúcia Villas (Orgs.) Pesquisa (Auto)Biográfica: Diálogos Epistêmico Metodológicos. Curitiba: Editora CRV, 2018.
BRAGANÇA, Inês de Souza; MOTTA, Thais da Costa. Pesquisaformação: uma opção teórico-metodológica de abordagem narrativa (Auto)Biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência. i, Salvador, v. 04, n. 12, p. 1034-1049, set./dez. 2019.
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher Camargo; BOSA, Cleonice Alves. Competência Social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & sociedade, v. 21, p. 65-74, 2009.
CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÒVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2014.
GOMIDE, A. B. A promoção do desenvolvimento do aluno autista nos processos educacionais. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosângela Gaviole; ARANTES, Amorin (Org.). Inclusão escolar: pontos e contraponto. São Paulo: Summus, 2006.
NÒVOA, Antònio; FINGER, (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.
NUNES, Débora Regina de Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico; SCHMIDT, Carlo. Inclusão educacional de pessoa com autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v.26, nº 47, p. 555-572, set./dez. 2003, Santa Maria.
SILVA, Dagmar de Mello; SILVA, Leiliane Domingues da. Por que precisamos falar de inclusão? Diálogos e Diversidade, v. 1, 2021.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Histórias de Vida, escritas de si e abordagem experiencial. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Orgs.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).