Percepções acerca das experiências com leitura e escrita em meio à sindemia covídica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17969Palavras-chave:
COVID-19, Prática Pedagógica, Leitura, EscritaResumo
Diante da sindemia covídica de 2020, as práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica necessitaram reorganizar-se de modo a promover a continuidade do trabalho num cenário mediado pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Com isso, esse trabalho objetiva descrever a percepções de professores da Educação Básica acerca de sua prática pedagógica envolvendo a leitura e escrita de textos. Para a concretização dessa pesquisa, foi realizada a análise de entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Educação de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Em diálogo com autores que discutiram os desafios do período pandêmico, pode-se observar a influência das ferramentas tecnológicas em suas práticas, proporcionando maior intensidade no trabalho com textos multissemióticos em sala de aula. Apesar disso, configuram-se percepções distintas nas diferentes etapas da Educação Básica acerca do desenvolvimento das habilidades leitora e escritora mediante o enfrentamento da sindemia.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Luana Costa; DALBEN, Adilson. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educação & Sociedade [online]. v. 41, p. 1-20, 2020. https://doi.org/10.1590/ES.23968
BARBOSA, Ivone Garcia; SOARES, Marcos Antonio. Educação Infantil e Pobreza Infantil em Tempos de Pandemia no Brasil: Existirá Um “Novo Normal”? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 35-57, 2021. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79044
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, janeiro-julho 2005.
DELARI Jr. Achilles. Questões de método em Lev Vigotski: busca da verdade e caminho. Estação Mir – arquivos digitais, 2010.
DORIGON, Thaisa Camargo; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, 3(5), p. 8-22, 2012. https://doi.org/10.22169/revint.v3i5.123
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353
GUDMUNDSDOTTIR, Greta Björk; HATHAWAY, Dawn M, "We Always Make It Work": Teachers' Agency in the Time of Crisis. Journal of Technology and Teacher Education Volume 28, Number 2, 2020. https://www.learntechlib.org/primary/p/216242/
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011. https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444
MAFRA, Gabriela Martins; BARROS, Eliana Merlin Deganutti. A Pedagogia dos Multiletramentos: intersecções entre abordagens didáticas, processos de conhecimento e design em materiais didáticos. In: Pinheiro, P.; Azzari, E. F. (org.) Multiletramentos em Teoria e Prática: Desafios para a Escola de Hoje – volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023, p.31-64.
POSSENTI, Sírio. Questões de Linguagem: passeio gramatical dirigido – 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos Multiletramentes: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: Rojo, R.; Moura, Eduardo (org.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.
ROMÃO, Paulo Cesar Ricci. TASSONI, Elvira Cristina Martins. Os efeitos da sindemia covídica na educação: uma revisão de literatura. Educação Em Foco, 28(1), 2023. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41035
STREET, Brian V. Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Frade, I. C. A. da S; Costa Val, M. da G.; Bregunci, M. das G. de C. (org.). Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2014.
VEIGA-NETO, Alfredo. Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. Educação & Realidade. online. v. 45, n. 4, p. 1-20, 2020. https://doi.org/10.1590/2175-6236109337
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. doi: 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).