Percepções acerca das experiências com leitura e escrita em meio à sindemia covídica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17969

Parole chiave:

COVID-19, Prática Pedagógica, Leitura, Escrita

Abstract

Diante da sindemia covídica de 2020, as práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica necessitaram reorganizar-se de modo a promover a continuidade do trabalho num cenário mediado pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Com isso, esse trabalho objetiva descrever a percepções de professores da Educação Básica acerca de sua prática pedagógica envolvendo a leitura e escrita de textos. Para a concretização dessa pesquisa, foi realizada a análise de entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Educação de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Em diálogo com autores que discutiram os desafios do período pandêmico, pode-se observar a influência das ferramentas tecnológicas em suas práticas, proporcionando maior intensidade no trabalho com textos multissemióticos em sala de aula. Apesar disso, configuram-se percepções distintas nas diferentes etapas da Educação Básica acerca do desenvolvimento das habilidades leitora e escritora mediante o enfrentamento da sindemia.

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Pubblicato

2024-11-10

Come citare

RICCI ROMÃO, Paulo Cesar; MARTINS TASSONI, Elvira Cristina. Percepções acerca das experiências com leitura e escrita em meio à sindemia covídica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17969, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17969. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17969. Acesso em: 3 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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