Pensamento crítico e criativo na educação em ciências desde os primeiros anos
Desafios e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18848Palavras-chave:
Educação em ciências nos primeiros anos, Pensamento crítico e criativoResumo
Na atualidade, em particular nas sociedades democráticas profundamente marcadas pela ciência e pela tecnologia, a literacia científica e o pensamento crítico e criativo afiguram-se como componentes cruciais na formação de crianças e jovens, enquanto cidadãos capazes de pensar e agir esclarecida e racionalmente nos diferentes contextos de vida, de forma a viabilizar a construção de modos de vida mais produtivos, equitativos e mais justos. Arroga-se a relevância da educação em ciências, desde cedo, para todas as crianças, numa perspetiva de literacia científica. Tal implica uma ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Promover estes tipos de pensamento das crianças e dos jovens requer e impõe, desde logo, uma visão compreensiva, clara em relação ao que se entende por PCC e, coerentemente, com formas de o promover, ancoradas e fundamentadas em evidência científica, baseada em investigação. No presente artigo, explicita-se um referencial acerca do pensamento crítico e criativo, suporte para o desenvolvimento, explicito, intencional e fundamentado, de ações incitativas do desenvolvimento destas formas de pensar das crianças. Neste quadro, descrevem-se estratégias e respetiva operacionalização, para garantir uma orientação para o pensamento crítico e criativo.
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