Menina hoje, cientista amanhã

incentivos para educação e emancipação de gênero na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18270

Palavras-chave:

Meninas nas Ciências, Gênero, Educação Infantil

Resumo

Este artigo trata da importância do incentivo para meninas no campo das Ciências e Tecnologias, refletindo sobre estratégias de educação para o empoderamento feminino, desde a educação da pequena infância. Explora os conceitos de alfabetização científica e desigualdades de gênero no contexto da Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos envolvem a análise dos documentos "Agenda 2030" ONU Brasil (2015) e o documento "Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática - STEM" da Unesco (2018). As análises revelam um importante passo para construção de ações de iniciativas de gênero, políticas concebidas para incentivar meninas a se reconhecerem e para participarem em carreiras científicas. Incentivar o debate sobre gênero e ciência, desde a pequena infância, é uma luta política, de valorização da capacidade profissional feminina e de reconhecimento de sua produção científica.

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Biografia do Autor

Samara Silva Santos, Universidade Federal de São Paulo

Pedagoga pela Universidade Federal de São Paulo. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4326655036476904 Orcid: https://orcid.org/0009-0003-1590-9233. Contato: santos.samara12@unifesp.br.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

FINCO, Daniela; SANTOS, Samara Silva. Menina hoje, cientista amanhã: incentivos para educação e emancipação de gênero na infância. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18270, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18270. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18270. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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