Menina hoje, cientista amanhã
incentivos para educação e emancipação de gênero na infância
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18270Palavras-chave:
Meninas nas Ciências, Gênero, Educação InfantilResumo
Este artigo trata da importância do incentivo para meninas no campo das Ciências e Tecnologias, refletindo sobre estratégias de educação para o empoderamento feminino, desde a educação da pequena infância. Explora os conceitos de alfabetização científica e desigualdades de gênero no contexto da Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos envolvem a análise dos documentos "Agenda 2030" ONU Brasil (2015) e o documento "Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática - STEM" da Unesco (2018). As análises revelam um importante passo para construção de ações de iniciativas de gênero, políticas concebidas para incentivar meninas a se reconhecerem e para participarem em carreiras científicas. Incentivar o debate sobre gênero e ciência, desde a pequena infância, é uma luta política, de valorização da capacidade profissional feminina e de reconhecimento de sua produção científica.
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