“Deu um up no meu ensino”

processos formativos na autoeficácia de docentes universitários no pós-pandemia

Autores

  • Caren Rossi Universidade Federal do Pampa
  • Valesca Irala Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16873

Palavras-chave:

Autoeficácia docente, Professores universitários, Formação docente, Pós-pandemia

Resumo

A pesquisa buscou compreender as implicações dos processos formativos para as fontes de autoeficácia dos professores universitários no pós-pandemia. É um estudo exploratório, de caso único, misto, tendo como instrumentos o questionário e a entrevista. Os resultados mostram que houve influências positivas dos diferentes processos formativos para a autoeficácia docente, o que veio a auxiliar os profissionais a vencer os desafios do período. Conclui-se que, ações formativas mediadas, em grupos pequenos e presenciais são bem aceitas e podem contribuir para manter ou aumentar a autoeficácia docente.

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Biografia do Autor

Caren Rossi, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria.  Doutorado em Educação pela Universidad Nacional de Rosario - Argentina (Reconhecido pela Universidade de Sorocaba). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Pampa/Campus Santana do Livramento. Faz parte do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA) da Universidade Federal do Pampa e do Grupo de Estudos sobre Assessoria Pedagógica Universitária (GEAPU) da Universidade Federal de Alfenas.

Valesca Irala, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de
Pelotas (UCPel), com Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias
de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). É professora da
Universidade Federal do Pampa no Curso de Letras - Línguas Adicionais e no Mestrado Acadêmico em Ensino. Seus atuais interesses de pesquisa são: avaliação no ensino superior, tecnologias educacionais e metodologias ativas.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

ROSSI, Caren; IRALA, Valesca. “Deu um up no meu ensino”: processos formativos na autoeficácia de docentes universitários no pós-pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16873, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16873. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16873. Acesso em: 21 jul. 2024.

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