O estágio de docência na pós-graduação stricto sensu

a observação e uso das TDIC no percurso de vultosas aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17817

Palavras-chave:

Estágio de docência, Teoria e prática, Normativas do estágio, Narrativas digitais, Práxis educativa

Resumo

Este artigo objetivou discutir a relevância do Estágio de Docência na formação do estudante de Pós-Graduação, no sentido de compreender as nuances acostadas entre a teoria e a prática educativa, observando a efetiva relação entre os saberes conceituais e procedimentais que configuram a ação docente. As discussões reverberaram em torno da seguinte questão: Qual a relação que permeia entre as normativas que regem o estágio no ensino superior e o nexo de aprender e ensinar na pós-graduação, a partir do lugar dos sujeitos aprendentes que usam as TDIC para observação e registro sobre o ensino?  A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem interpretativa representada pela forma como os sujeitos compreendem e descrevem a observação dos espaços utilizados, apropriando-se das narrativas digitais por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), como instrumento para o registro. Por fim, apresenta as contribuições do estágio na docência, para construção do perfil do professor de ensino superior como profissional pesquisador e problematizador, que atua e compreende o lócus da sala de aula como importante espaço de formação dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência na educação superior. In: Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. XX p. – (Coleção Educação Superior em Debate ; v. 5). Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_da_educacao_superior/docencia_na_educacao_superior.pdf Acesso em: 25/05/2024.

BEHRENS Marilda Aparecida; JUNGES, Kelen dos Santos. Formação pedagógica na docência universitária: o que pensam professores pesquisadores portugueses. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 56, p. 186-208, jan./mar. 2018.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.

BRASIL. Lei n° 11.788, de 25 de setembro 2008. Disponivel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm . Acesso em: 08/06/2024.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Federal de Educação (CFE). Parecer n° 292 de 14 de novembro de 1962. Fixa a parte pedagógica dos currículos mínimos relativos aos cursos de licenciatura. Documenta, Brasília, n. 10, p. 95-100, dez. 1962.

FERENC, Alvanize Valente Fernandes; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O APRENDER A ENSINAR. UFSCar.(PICDT/CAPES/ UFV)

LIMA, José Ossian Gadelha de. LEITE, Luciana Rodrigues Leite. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 256, p. 753-767, set./dez. 2019.

LIMA, Willams Rodrigues dos Santos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO. Revista Debates em Educação. Maceió. Vol. 15. Nº 1, ano 2023.

MOREIRA, Maria Alfredo; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Qualidade da/na educação: narrativas de professores sobre o trabalho docente.in: NAJJAR, Jorge; MOCARZEL, Marcelo (orgs). Rev. Em Aberto. INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. V. 1 n. 1, Brasília,1981.

PACHANE, Graziela Giusti. Teoria e Prática na Formação Pedagógica do Professor Universitário: elementos para discussão. Centro Universitário do Triângulo - UNITRI, Uberlândia, MG, Brasil.

PACHANE, Graziela Giusti. Programa de Estágio e Capacitação Docente: a experiência de formação de professores universitários na UNICAMP in: Formação Docente para o Ensino Superior. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - 2005 - UNESP.

PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017. Disponível em: https://inbio.ufms.br/files/2022/03/texto-2- referencia-2-disciplinas-estagio.pdf Acesso em: 29/05/2024.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET , Valdo José. Docência no ensino superior: construindo caminhos. Saberes, v. 2, n. 2, p. 2-11, 2001. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001210118 Acesso em: 30 de maio de 2024.

PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi; ALMEIDA, Maria. Isabel. de; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Construção da didática: análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, local, v. 18, n. 52, p. 123-241, jan./mar. 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

UFAL. Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufal. Maceió, 2020. Disponível em: https://cedu.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/documentos/estagio-docente-1/resolucao-estagio-docente.pdf/view Acesso em: 15/05/2023

UFAL. Resolução nº 1, de 02 de setembro de 2020: Dispõe sobre o Estágio Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufal. Maceió, 2020. Disponível em: https://cedu.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/documentos/estagio-docente-1/resolucao-estagio-docente.pdf/view Acesso em: 16/04/2024.

UFRGS. Resolução Nº 02/2009. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cepe/wp-content/uploads/2021/12/grad_outros_02_2009.pdf Acesso em:10/01/2024

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

SILVA, Cícera Gomes da; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: a observação e uso das TDIC no percurso de vultosas aprendizagens. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17817, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17817. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17817. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.