v. 14 n. 35 (2022)

					Visualizar v. 14 n. 35 (2022)

Revista Debates em Educação | v. 14, n. 34, Maio./Ago (2022)

Dossiê “Estudantes da Universidade, narrativas e relação com o saber"

Publicado: 2022-08-31

Expediente

Editorial

  • Apresentação - Dossiê "Estudantes da Universidade, narrativas e relação com o saber"

    Rosemeire Reis, Soledad Vercellino, Valérie Melin
    i-xiii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35pi-xiii
  • Editorial

    Inalda Maria dos Santos
    xiv-xviii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35pxiv-xviii

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Artigos

  • Desafios da prática educativa dos professores de história no ensino remoto emergencial de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais

    Kecielly Cristina Santos Gonçalves Rangel, Sandra Regina do Amaral
    279-293
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p279-293
  • Evasão no ensino superior brasileiro conceito, mensuração, causas e consequências

    Cidmar Ortiz dos Santos, Luiz Alberto Pilatti, Roberto Bondarik
    294-314
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p294-314
  • Todas putas subjetividades de mulheres da Universidade Federal de Catalão

    Rita Tatiana Cardoso Erbs, Adriane Erbs de Abreu, Bruna Caroline Machado Gomes
    315-327
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p315-327
  • O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação profissional contextualizações com o mundo do trabalho

    Lucas de Souza, Salete Valer
    328-352
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p328-352
  • As condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) e seus desafios um olhar para a etapa do ensino médio

    Lilian Menezes, Luciana Sedano
    353-374
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p353-374
  • Produção de conteúdos audiovisuais por idosos uma revisão sistemática da literatura

    Bruna Kin Slodkowski, Jacqueline Mayumi Akazaki, Leticia Rocha Machado , Patricia Alejandra Behar
    375-394
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p375-394
  • A abordagem arqueogenealógica foucaultiana como suporte metodológico na pesquisa educacional

    Rosangela Carvalho da Costa, Valmir Flores Pinto
    395-411
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p395-411
  • Oficina pedagógica com estratégia baseada no modelo world-café e na resolução de situação-problema para o cuidado à pessoa trans

    Douglas Dias Duarte, Gisella de Carvalho Queluci
    412-433
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p412-433
  • Escrita científica e ensino por investigação em ciências análise de textos do ensino fundamental

    Keici Almeida, Viviane Briccia, Luciana Sedano
    434-456
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p434-456
  • Access to digital technologies and the internet in higher education validation of a diagnostic questionnaire

    Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Alan Pedro da Silva, Diego Dermeval, Adilson Rocha Ferreira, Maria Fernanda de Sousa Pimentel; Geiser Chalco Challco
    457-481
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p457-481
  • Indicadores de matrículas de alunos com deficiência intelectual no Brasil

    Andressa Santos Rebelo, Aline Maira da Silva
    482-499
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p482-499
  • Educação e emancipação em Theodor Adorno e Paulo Freire

    Renan Santos Furtado , Maria Rosilene Maués Gomes, Carlos Nazareno Ferreira Borges
    500-525
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p500-525
  • Jogos eletrônicos e educação física escolar tensões, alternativas e perspectivas docentes

    Marcio Antonio Raiol dos Santos , Elane Pinheiro Monteiro
    526-548
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p526-548
  • Eu sou feminista narrativas de jovens universitárias

    Ana Daniele Mendes Carrera , Lucelia de Moraes Braga Bassalo
    549-565
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p549-565
  • Os impactos da pandemia de covid-19 no trabalho docente universitário

    Tainá Silva Candido, Ricardo Luiz de Bittencourt, Viviane Kraieski de Assunção
    566-585
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p566-585
  • Desafios e impactos da implantação do curso de pedagogia a distância da UFAL narrativas da vida profissional dos egressos das primeiras turmas

    Elza Maria da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    586-611
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p586-611

Resenhas

  • Hermann Hesse a magia de uma infância

    Rodrigo Avila Colla
    612-617
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p612-617