O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação profissional
contextualizações com o mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p328-352Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Mundo do TrabalhoResumo
As transformações tecnológicas ao longo da história reorganizam o sistema produtivo, em uma dinâmica que obriga o sistema educacional a se ajustar, buscando minimizar a exclusão do trabalhador nesse mesmo sistema, sendo as tecnologias digitais relevantes para a sua inclusão. Dentro da temática trabalho e educação, o objetivo geral deste artigo é a análise de pesquisas empíricas publicadas entre 2012 e 2020, realizadas antes do contexto da Pandemia pelo Covid-19, que, de alguma forma, tratem do uso das tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Educação Profissional nos Institutos Federais. Assume-se o método dialético, com procedimento qualitativo, tendo como modalidade principal a análise de conteúdo com base em alguns descritores, buscou-se nos portais SciELO, BDTD, CAPES e Google Acadêmico textos científicos para análise. Os resultados indicam que há muitos aspectos relacionados às TDICs sendo investigados, destacando-se a dificuldade de os docentes usarem as plataformas virtuais, bem como de implementarem práticas pedagógicas via TDICs, falta de laboratórios de informáticas e amparo pedagógico, além da condição social dos discentes, condição em que a instituição se torna o único espaço de acesso às tecnologias. Conclui-se, que ainda há muitas ações a serem implementadas nos IFs em relação ao uso das TDICs no processo de ensino-aprendizagem para uma educação integral do estudante-trabalhador.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018. E-book.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Boitempo, 2009. (Mundo do Trabalho).
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 009, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF. 18 jan. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta em Discussão: Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base. Brasília, abril de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília, dezembro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 1 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2008/Lei/ L11892.htm. Acesso em: 10 out. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Implementa a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 10 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução No 6, de 20 de setembro de 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 abr. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, [...]. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 14 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado/ concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. cap. 3, p. 83-106.
CORRÊA, Vera. As relações sociais na escola e a produção da existência do professor. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado/ concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. cap. 5, p. 129-148.
DEMO, Pedro. Habilidades do Século XXI. Boletim Técnico do Senac, v. 34, n. 2, p. 4-15, 19 ago. 2008. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/269. Acesso em: 5 jun. 2020.
FELIPPE, Bárbara C. A Pesquisa como Princípio Pedagógico na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: um Estudo de Caso com docentes participantes do Edital 20/2017/PROPPI/DAE do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Orientadora: Salete Valer. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1138?show=full. Acesso em: 20 out. 2020.
FELIPPE, Bárbara Colossi; VALER, Salete. A Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem da educação profissional. In: ROCHA, Patrícia Graciela da (Org.). Linguagens e Ensino: entre novos e velhos desafios. São Paulo (SP): Editora Pimenta Cultural. 2020. p. 158- 181. E-book. Disponível em: https://12a44a16-333b-2afc-4c09-a9f4ce61c300.filesusr.com/ugd/c6b165_3d8de9fbde4b430087d928410114e6fd.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Medicas, 1989.
ENGUITA, Mariano Fernández. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Medicas, 1993.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado/ concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. cap. 2, p. 57-82.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado/ concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GUIMARÃES, Maria Inês Sabino. O uso das tecnologias de informação e comunicação para a construção de conhecimento no Sistema de Aprendizagem no Ensino Médio Integrado do IFMG. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Mineira de Educação – FUMEC. Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento – 2016. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/sigc/article/view/4030. Acesso em: 7 de abr. 2020.
HOLANDA, Ana Carla; BAIRRAL, Marcelo. Possibilidades do E-Learning em Projetos Interdisciplinares no IFAC. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 409, out. 2017. ISSN 2316-8889. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7415. Acesso em: 2 abr. 2021.
KLEIMAN, Angela Bustos; SANTOS MARQUES, Ivoneide Bezerra de Araújo. Tecnologias Digitais na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 15, p. e7514, nov. 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7514. Acesso em: 10 mar. 2020.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200331&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 Mar. 2020.
LIMA, Christiane Ferreira Lemos; SILVA, Luziane Melo da. O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pelos Discentes e Docentes do PROEJA do IFMA – Campus Maracanã. Revista Acta Tecnológica - PRPGI/IFMA. v. 12, n. 1 (2017). Disponível em: https://portaldeperiodicos.ifma.edu.br/index.php/actatecnologica/article/view/611Acesso em: 2 de abr. 2020.
MACHADO. Lucília de Souza. Politecnia no ensino de segundo grau. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Nacional de Educação Básica. Politecnia no ensino médio / ( Walter Garcia, Célio da Cunha coordenadores). São Paulo : Cortez ; Brasília: SENEB, 1991. (Cadernos SENEB ; 5). p. 51-64.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. Tradução de Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2004.
MICHELON, Darelli Raquel. Recursos pedagógicos para práticas de letramento em Língua Portuguesa na perspectiva da politecnia. Orientadora: Salete Valer. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1721. Acesso em: 20 out. 2020.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 2 v.
ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. I.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p.184-207.
ROZA, Jiani Cardoso da; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha; ROZA, Marcelo Pedroso da. Aprendizagem da Docência Digital da Perspectiva do Blended Learning em um Instituto Federal de Educação. In: ANAIS DO CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1356. Acesso em: 3 dez. 2020.
SÃO PEDRO, Diego Araújo; SILVEIRA, Ismar Frango. Utilização dos recursos de tecnologias de informação e comunicação pelos professores do ensino técnico profissionalizante: um olhar sobre o PRONATEC do IFMG Campus Congonhas. RCT - Revista de Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 4, n. 7, dec. 2018. ISSN 24477028. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rct/article/view/5289. Acesso em: 3 abr. 2020.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, Mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 mar. 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA JUNIOR, Justino de. Omnilateralidade. In: PEREIRA, Isabel Brasil; FRANÇA, Julio Cesar. Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-profissional-em-saude-segunda-edicao-revista-e-ampliada. Acesso em: 13 out. 2019. p. 284-292.
VALER, Salete. A pesquisa como princípio pedagógico e sua materialidade linguística: estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. V. 2, N. 17 (2019). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7289. Acesso em: 20 jun. 2020.
VALER, Salete; BROGNOLI, Ângela; LIMA, Laura. A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional técnica de nível médio para a constituição do ser social e profissional. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 1 4, n. 4, p. 2 7 8 5 - 2 8 0 3, out./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/download/1984-8412.../35788. Acesso em: 20 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).