Eu sou feminista

narrativas de jovens universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p549-565

Palavras-chave:

Narrativas, Feminismo, Método Documentário

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre como jovens estudantes universitárias reconheceram-se como feministas. A partir de suas narrativas intenciona reconstruir o sentido que orienta suas ações enquanto jovens e feministas. O estudo parte dos conceitos de geração e reconhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se vale dos pressupostos da fenomenologia social, da entrevista narrativa e do método documentário. Dos resultados, emergiram sentidos e significados que compuseram o modelo de orientação denominado “Educação de mulheres” resultante das experiências vividas e compartilhadas que promoveram seu reconhecimento como mulher, jovem e feminista.

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Biografia do Autor

Ana Daniele Mendes Carrera , Faculdade de Anhanguera/São Paulo

Mestra em Educação na linha de Formação de Professores e Práticas Educativas pela Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), com pesquisa na área de Gênero e Educação. Membro dos Grupos de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/CCSE/UEPA) e sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES/CCSE/UEPA). Experiência no Ensino Superior, atuando na parte de coordenação pedagógica e como professora e tutora nos cursos de licenciatura e em Educação a Distância. Experiência na Educação básica, atuando como professora da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Lucelia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Líder do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/UEPa) e Pesquisadora  do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU/UnB).

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

MENDES CARRERA , Ana Daniele; BASSALO, Lucelia de Moraes Braga. Eu sou feminista: narrativas de jovens universitárias. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 549–565, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p549-565. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13743. Acesso em: 21 nov. 2024.

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