Formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais
percepções de docentes de escolas públicas do Município de Assú – RN
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18429Mots-clés :
Formação continuada de professores, Tecnologias digitais, Escola públicaRésumé
Este estudo centra-se na análise da formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais de escolas públicas do Município de Assú - RN. Fez uso da abordagem qualitativa e se tipificou com uma pesquisa de campo. Participaram da pesquisa 10 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas circunscritas no perímetro urbano. A entrevista semiestruturada foi a técnica de produção dos dados central na investigação. Como conclusão, demarca-se, principalmente, a ausência de investimentos nas escolas públicas no que toca à formação continuada dos professores, mormente, para o uso das tecnologias digitais. As principais ações de formação continuada, quando acontecem, se dão de modo esporádico, em momentos específicos do ano, como na semana pedagógica, ou de maneira voluntária. Esse cenário limita o potencial de inovação e o uso qualitativo das tecnologias digitais na escola pública.
Téléchargements
Références
ALVORADO-PRADA, Luiz Eduardo; FREITAS, Thais Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação Continuada de Professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago, 2010.
AMADOR, Judenilson Teixeira. Concepções e modelos da formação continuada de professores: um estudo teórico. Palmas: Humanidades & Inovação, 6 (2), 150-167, 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.
BRASIL. Programas recomendados e reconhecidos. Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2020.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
FORMOSINHO, João (Coord.). Formação de Professores: Aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto, 2009.
FREITAS, Helena Costa Lopes de; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1045–1061, 2021.
GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p.57-186, jan. /abr, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed Editora, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MEDEIROS, Emerson Augusto de; GURGEL, Vanessa de França Almeida; BEZERRA, João Bosco Santana; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. Formação de Professores no Brasil: um panorama sobre as pesquisas do GT 08 da ANPED (2015 - 2021). Educação em Debate, Fortaleza, v. 45, n. 91, set./dez. 2023.
MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campinas: Papirus, 2012.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. A formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa -Portugal: Educa, 2002.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).