A importância da prática pedagógica na visão dos licenciandos em ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p1-22

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação docente, Currículo

Resumo

Este artigo procura discutir a importância da prática pedagógica para os discentes dos semestres iniciais da licenciatura Ciências da Natureza, que adentram os espaços escolares, agora não mais como alunos deste nível e sim, como futuros professores. Este trabalho apresenta como sujeitos da pesquisa, os discentes ingressantes, no Curso Ciências da Natureza – Licenciatura, matriculados no componente Práticas Pedagógicas I. Os relatórios produzidos pelos discentes compuseram o corpus de análise, que foram analisados através da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Obtiveram-se 64 unidades de significado, organizadas em quatro categorias que descrevem a importância da Prática Pedagógica: i) vivenciar a realidade; ii) didática/metodologia ou prática docente; iii) prática pedagógica como espaço de reflexão; e iv) professor como modelo. A partir destas elaboraram-se os meta textos, discutidos à luz de referenciais teóricos sobre o tema. Pode-se inferir que as principais percepções discentes acerca da importância desse componente no currículo são a possibilidade de vivenciar a realidade escolar; observar as diferentes estratégias e práticas docentes; perceber a prática pedagógica como um espaço de reflexão sobre a própria formação; e, compreender as condições de trabalho do professor e a necessidade de valorização da profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Jesus Dinardi, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Docente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Juliana Borges Medina, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Mestranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa) e Professora da Rede Municipal de Ensino, Uruguaiana-RS.

Amanda Martins Ciocca, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Licencianda em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana.

Raquel Ruppenthal, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Docente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução a metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A importância da reflexão sobre a prática de ensino para a formação docente inicial em Ciências Biológicas. Revista Ensaio. v. 5, n. 2, p.85-93, 2003.

BARDAGI, Marucia Patta (2007). Evasão e Comportamento Vocacional de Universitários: estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. Tese. Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de; JOROSKY, Narda Helena. Práticas Pedagógicas e formação de professores: vivências humanizadoras em sala. XII EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba-PR, 2015.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; ROCHA MACIEL, Adriana Moreira da. Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. Revista Diálogo Educacional, v. 13, n. 38, p. 49-68, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 18 fev. 2019.

BULGRAEN, Vanessa Cristina. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, p.30-38, 2010.

CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: à docência e sua formação. Educação, vol. XXVII, n. 54, p. 525-536, 2004.

FERREIRA, Jacques de Lima. A complexa relação entre teoria e prática pedagógica na formação de professores. In: FERREIRA, Jacques de Lima (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 33-49.

FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.

FRISON, Marli Dallagnol; VIANNA, Jaqueline; CHAVES, Jéssica Mello; BERNARDI, Fernanda Naimann.Livro Didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. VII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2009.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2003.

Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JACOB, Marcela Queiroz. A promoção da resiliência nos educadores: uma alternativa para a saúde mental na escola. Revista Pedagogia em Foco, v.9, n.1, p.1-12, 2014.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. 104p.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Rev. Ijuí: Unijuí, 2011.

NODARI, Janice Inês; ALMEIDA, Mariza Riva de. Refletindo sobre a agência docente através da observação de aulas. In: FOGAÇA, F.C & NODARI, J.I. (ORGS.) Edição comemorativa 15 anos do Celin. Dossiê especial. Revista X, Volume 2, 2012.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, v.22, n.74, p.27-42, 2001.

OLIVEIRA, Hosana Larissa Guimarães; LEIRO, Augusto César Rios. Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco. Pro-Posições, v. 30, e20170086, 2019.

OLIVEIRA SILVA, Maria Deolinda. A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: concepções de professores. Gestão e Desenvolvimento, 21 (2013), 321-344.

OMELCZUK, Aline Bona. Prática como componente curricular – definições legais e sua expressão na formação inicial do professor de Ciências e Biologia. 2017. 94p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro de 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 521-539, 2005.

SANTOS, Sydione. Formação inicial e prática docente: percepções de futuras professoras. Olhar de professor, Ponta Grossa, 15(2): 355-369, 2012. Disponível em http://www.uepg.br/olhardeprofessor

SILVA SÁ, Carmem Silvia da; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. A identidade de um curso de formação de professores de Química. In: Atas do VII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2009.

SILVA, Isa Monteiro. O professor como mediador. Cadernos de Pedagogia Social. p. 117-123, 2007.

SOUZA NETO, Samuel de; SILVA, Vandeí Pinto da. Prática como Componente Curricular: questões e reflexões. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 43, p. 889-909, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Unipampa, Uruguaiana, 2013.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

DINARDI, Ailton Jesus; MEDINA, Juliana Borges; CIOCCA, Amanda Martins; RUPPENTHAL, Raquel. A importância da prática pedagógica na visão dos licenciandos em ciências da natureza. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 1–22, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p1-22. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10095. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.